EQST

Quais Pontos Da Acupuntura No Pode Na Gestaço?

Quais pontos da acupuntura não pode na gestação?

De acordo com Debra Betts os seguintes pontos são contraindicados durante a gravidez: qualquer ponto abaixo da linha do umbigo, Bx31, Bx32, Bx33, Bx34, IG4, BP6, Bx60, Bx21. Estes pontos, no entanto, possuem uma ação extremamente benéfica quando o objetivo é provocar o parto (Betts, 2003, p. 9).

Quem está grávida pode fazer acupuntura?

A gestante pode fazer acupuntura em qualquer estágio da gravidez. O número de sessões depende de cada caso, mas costuma ser entre quatro e oito, e o alívio pode vir até mesmo depois da primeira.

O que é acupuntura na gravidez?

Acupuntura na gravidez ajuda no alívio de enjoos e dores lombares. A acupuntura tem sido uma grande aliada das futuras mamães. Como alguns medicamentos e substâncias podem ser prejudiciais nos primeiros meses de gravidez, a prática da medicina chinesa é uma boa alternativa para colaborar no bem-estar e na saúde materna ...

Pode fazer auriculoterapia em grávidas?

A auriculoterapia pode ajudar a diminuir a ansiedade em gestantes durante o pré-natal de baixo risco, sendo uma prática integrativa e complementar em potencial no âmbito do Sistema Único de Saúde, tendo o enfermeiro acupunturista relevante importância nesse processo.

Como fazer acupuntura em gestante?

“Existem protocolos específicos para aumentar a movimentação fetal e auxiliar em seu encaixe. Neste caso, além das agulhas, utilizamos uma outra técnica da medicina chinesa, chamada moxabustão, que consiste em um bastão de artemísia utilizado para estimular os pontos de acupuntura por meio do calor”, conta Érica.

Quem amamenta pode fazer acupuntura?

Dentre os recursos terapêuticos utilizados para o tratamento dessas mães, a Acupuntura figura como uma opção simples e eficaz, envolvendo apenas técnicas de estimulação externa para favorecer a produção ou a liberação do leite, além de estreitar os laços entre a lactente e seu filho.

Quais os benefícios da acupuntura para a saúde?

Benefícios da acupuntura para a saúde
  1. Tratamento complementar de doenças. ...
  2. Redução da ansiedade e estresse. ...
  3. Diminuição de dores crônicas. ...
  4. Alívio de sintomas de alergias. ...
  5. Rejuvenescimento da pele. ...
  6. Tratamento auxiliar contra o uso de cigarro, álcool e drogas.
26 de dez. de 2019

Quantas sessões de acupuntura para induzir o parto?

Os principais pontos estimulados estão localizados na mão, no tornozelo e na região lombar. A sessão de acupuntura dura, em média, 30 minutos e pode ser realizada 2 a 3 x por semana, dependendo da idade gestacional.

Quais as doenças que a acupuntura pode curar?

A acupuntura pode ser usada para tratamentos de gastrite, diarreia, sinusite, dor de garganta, rinite, bronquite, asma, dores de cabeça, nas costas ou em outras partes do corpo. Além disso, ajuda a minimizar distúrbios de saúde mental, como ansiedade e estresse.

Quais são as contra indicações da auriculoterapia?

Citaremos aqui alguns casos onde a auriculoterapia deve ser evitada: Gestantes, até o terceiro mês de gravidez devem parar com as sessões e, após esse período, alguns pontos auriculares devem ser “esquecidos” até o final da gestação. Pessoas com hipersensibilidade. Pessoas com graus psiquiátricos não medicados.

Quem pode exercer a auriculoterapia?

Quem pode fazer acupuntura? Apesar de ser uma especialidade da Medicina, a legislação não restringe o exercício profissional da acupuntura somente aos médicos. Aliás, alguns conselhos profissionais, como o de enfermagem, biomedicina, fisioterapia e terapia ocupacional reconhecem a prática.

Como fazer acupuntura para acelerar o parto?

A sessão pode ser realizada sem agulhas ou com agulhas pequenas. “Algumas mães ficam receosas de furar o bebê, neste caso utilizo um aparelho que pressiona, chamado acupressão, ou apenas os dedos. A efetividade do tratamento é a mesma se a técnica é com ou sem agulhas”, explica.

Como a acupuntura induz o parto?

Os estudos indicam que a acupuntura tem um efeito similar ao hormônio sintético ocitocina e com o uso dos pontos específicos à indução do trabalho de parto a ocitocina endógena é liberada e as contrações uterinas aumentam em número e intensidade.