EQST

O Que Uma Semente Alada?

O que é uma semente alada?

As sementes aladas possuem uma anatomia aerodinâmica que permite que elas voem, caiam ou planem e se afastem mais da planta mãe. Elas podem ser agrupadas em alguns grupos, de acordo com a estratégia de dispersão pelo ar que desenvolveram.

Como é feita a dispersão dos frutos?

A dispersão de frutos e sementes pode ocorrer pela ação do vento, da água ou dos animais. A dispersão de frutos e sementes é um mecanismo importante para as plantas, uma vez que permite a colonização de novas áreas.

E a anemocoria?

Anemocoria: é a dispersão pelo vento e pode ser importante pelas distâncias alcançadas, mas é menos eficiente que a dispersão por animais, onde as distâncias percorridas pelos diásporos variam muito.

O que é frutos alados?

- Aquênio: Fruto que apresenta uma única semente que permanece ligada apenas por um ponto. Exemplo: Girassol. - Sâmara: Fruto alado que apresenta expansões que lembram uma asa. Exemplo: Tipuana.

Como ocorre a disseminação de sementes?

A disseminação ocorre da mesma maneira pelo vento como acontece com os aquénios do taráxaco, ou dente-de-leão, ou a semente tem formações membranosas como no caso do ulmeiro ou do pinheiro. Alguns frutos têm ganchos ou substâncias viscosas que aderem aos animais como acontece com a luzerna ou com o visco.

O que é o processo de dispersão de sementes?

A dispersão de sementes é o movimento ou transporte de sementes para longe da planta-mãe. O mecanismo de dispersão de sementes poderiam ser definidos como os meios pelos quais a espécie vegetal (semente) tenta "conquistar" novas áreas.

O que são animais dispersores?

Os animais frugívoros são aqueles que se alimentam de frutos, sem danificar a semente. ... Sendo assim, pelas suas fezes, conseguem dispersar as sementes da planta ingerida, que poderão germinar quando depositadas em local propício.

Qual semente é espalhada pelo vento?

anemocoria Sementes que podem ser levadas pelo vento, graças a estruturas que conferem certa leveza a elas, disseminam por uma estratégia denominada anemocoria: é o que ocorre com as sementes de ipê, algodão e dente-de-leão.

Como as sementes são levadas pelo vento?

Sementes que podem ser levadas pelo vento, graças a estruturas que conferem certa leveza a elas, disseminam por uma estratégia denominada anemocoria: é o que ocorre com as sementes de ipê, algodão e dente-de-leão. ...

Como os pássaros disseminam as sementes?

Muitos pássaros carregam no intestino as sementes ingeridas junto com as frutas. Quando as fezes são depositadas em locais distantes, a semente, que sobrevive ao processo digestivo, germina. Com isso, as plantas se espalham por novos ambientes, apesar de estarem fixas ao solo.

Quais são os animais dispersores?

Entre os animais que mais são dispersores, pode-se destacar as aves, as quais voam para outras regiões distantes das plantas parentais, onde defecam as sementes. Mas também encontramos mamíferos, como cotias, antas e morcegos, que auxiliam na dispersão das sementes.

O que é um dispersor de sementes?

Os dispersores de sementes são organismos capazes de transportá-las para áreas distantes da planta-mãe, o que ajuda na distribuição espacial de uma espécie.

Porque os frutos espalham sementes?

Quando chove ou venta muito, frutos e sementes são carregados para áreas diferentes de sua origem. Algumas plantas, chamadas de deiscentes, espalham suas sementes quando abrem suas vagens (como o feijão e ervilha). ... A dispersão de sementes é fundamental para a manutenção das espécies e regeneração de áreas desmatadas.

O que é Autocoria?

Certas plantas espalham suas sementes sozinhas (autocoria), como é o caso da maria-sem-vergonha ou beijo, cientificamente conhecida como Impatiens walleriana, pois seu nome científico lembra a palavra “impaciente” em referência à cápsula de sementes que explode ao menor contato, espalhando as sementes nos arredores.

O que é Quiropterocoria?

1. Quiropterocoria. É a dispersão de sementes feita por morcegos. O morcego dispersou uma semente daquela planta!