A auriculoterapia está indicada no tratamento de:
Através da auriculoterapia podemos tratar cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de caráter funcional, de caráter neurótico e psicótico: cefaléias, neurastenia, insônia, depressão, ansiedade, sintomas neurológicos etc.
Os pontos mais utilizados para a aplicação da auriculoterapia foram Shenmen e Relaxamento, entretanto, os pontos Fígado e Pulmão também foram utilizados nos protocolos de tratamento propostos pelos estudos revisados, de forma que em 28,6 % (n=4) dos estudos houve a associação dos pontos Shenmen, Fígado e Pulmão.
O paciente deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando molhar e deslocar o esparadrapo. As esferas assim colocadas podem permanecer por um período máximo de sete dias, e observa-se um período mínimo de 24 horas com a orelha livre para refazer o tratamento.
A auriculoterapia é uma especialidade da acupuntura e parte essencial da Medicina Tradicional Chinesa. Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, é um método pouco invasivo, o que vem aumentando a sua aceitação por parte dos pacientes.
8 sessões de auriculoterapia - R$77,50 cada sessão + VANTAGEM! 15 min.
A estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular pode ser a chave para o tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.
Acupuntura auricular A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. Esta técnica consiste na aplicação de diferentes tipos de agulhas finas, ou sementes de mostarda, em pontos específicos das orelhas.
Em geral, o curso de um tratamento com auriculoterapia é de 10 sessões, que podem ser realizadas semanalmente (agulhas intradérmicas, sementes ou esferas), assim como diariamente ou em dias alternados quando usada a agulha filiforme.
A auriculoterapia é uma técnica que utiliza os pontos de acupuntura no pavilhão auricular para diagnóstico e tratamento de dores físicas ou emocionais. Podemos utilizar sementes de mostarda, cristais e microagulhas que ficam por até 7 dias na orelha.
A auriculoterapia é uma modalidade da acupuntura, em que os pontos terapêuticos se localizam no pavilhão auricular, que é a parte visível da orelha. Ela usa as zonas reflexas do ouvido externo para detectar e corrigir desequilíbrios do organismo. Essa terapia é indicada para o tratamento de dor aguda e crônica.
A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas.
Auriculoterapia neurofisiológica considera para estudo e tratamento a existência de pontos no pavilhão auricular, e seus estímulos são levados a medula espinhal e sistema nervoso central pelas fibras aferentes.
Nogier publicou uma cartografia da orelha que ficou conhecida como "Auriculoterapia Francesa", em que os pontos correspondem a uma imagem de um feto invertido no pavilhão auricular.
Mecanismo periférico A agulha de acupuntura inserida através da pele, ultrapassa o tecido celular sub-cutâneo e, em nível de músculo, estimula as terminações nervosas livres – receptores específicos para dor e temperatura, que nada mais são do que os dendritos das fibras nervosas A delta e C.
A auriculoterapia chinesa é uma das práticas da Medicina Tradicional Chinesa e é um método que utiliza específicos pontos do pavilhão auricular para tratar várias desordens do corpo.
Os procedimentos da acupuntura envolvem a estimulação de pontos no corpo. A inserção das agulhas nos pontos de acupuntura estimula o sistema nervoso a liberar substâncias químicas nos músculos, na medula espinhal e no cérebro.
Quanto aos pré-requisitos para inscrição, os candidatos devem ser profissionais de saúde de nível superior da atenção básica, lotados em equipes de Saúde de Família, unidades básicas ou centros de saúde tradicionais, NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), equipes de atenção domiciliar, consultórios de rua, equipes ...
Caso seja aprovada a regulamentação no país, poderão exercer a acupuntura os seguintes profissionais:
Na verdade, a ventosaterapia é uma técnica e não uma profissão. Portanto, qualquer profissional da saúde, com estudo apropriado, pode utilizar a técnica. No meu ver, qualquer profissional da saúde habilitado a esta técnica. Na formação de acupuntura, estuda-se esta técnica, para sua aplicação.
Agulhas não esterilizadas podem provocar infecções graves: de hepatite e septicemia a Aids. Mal aplicada, são um perigo, sobretudo para pacientes muito magros. Há um registro de 32 perfurações de pulmão e dois óbitos causados por agulhadas no coração. Acupuntura causa acidentes e mortes na Inglaterra.
Contraindicações da ventosaterapia Varizes; Feridas; Febre; Fratura no local a ser tratado.