EQST

Quais Os Principais Efeitos Adversos Do AINEs?

Quais os principais efeitos adversos do AINEs?

Os efeitos adversos mais frequentes dos AINEs ocorrem ao nível do sistema gastrointestinal. Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.

O que é AINEs?

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) encontram-se entre os medicamentos mais prescritos em todo o mundo. Essa classe heterogênea de fármacos inclui a aspirina e vários outros agentes inibidores da ciclo-oxigenase (COX), seletivos ou não.

Quais são os AINEs?

Paracetamol, também chamado acetaminofeno, é utilizado para aliviar a dor, mas não afeta o inchaço; fármacos anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), tais como aspirina, ibuprofeno, diclofenaco e inibidores da ciclooxigenase 2 ou COX-2 (por exemplo celecoxibe), são usados para diminuir a dor e inchaço.

Quais são os AINEs não seletivos?

A famosa dipirona, o ibuprofeno e o diclofenaco são AINEs não seletivos.

Como funcionam os AINEs?

Os AINEs funcionam por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX) e, assim, reduzem a produção de prostaglandinas. A aspirina é um inibidor irreversível da COX; os AINEs restantes funcionam de maneira reversível.

O que é um Anti-inflamatório esteróide?

3.

Qual a diferença entre medicamentos esteroides e não esteroides?

Eles agem inibindo a produção das substâncias que desencadeiam a reação inflamatória. Há dois tipos de remédios anti-inflamatórios: anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) — mais indicados para tratar dores leves a moderadas que são oriundas de inflamação, mas não regridem com a ação dos analgésicos.

Quais são os medicamentos inibidores seletivos da cox-2?

Os inibidores seletivos de cicloxigenase- 2 - meloxicam, nimesulida, etodolaco, celecoxibe, rofecoxibe, parecoxibe, valdecoxibe, etoricoxibe1-3 – potencialmente representariam vantagem em relação aos AINE não-seletivos, pois permaneceria a eficácia antiinflamatória, sem o aparecimento dos efeitos adversos conseqüentes ...

Quais os efeitos adversos dos inibidores não seletivos da Cox?

Principais efeitos adversos dos inibidores não seletivos da COX

  • Gastrointestinais: • Irritação epigástrica; • Gastrites; • Úlceras; • Náuseas, vômito.
  • Inibição da agregação plaquetária;
  • Acidose respiratória e metabólica não compensada (AAS);
  • Hipertensão;
  • Reações cutâneas de hipersensibilidade;
  • Asma;
  • Reação anafilática;
  • Agranulocitose, anemia aplástica.

Quais os efeitos colaterais dos AINEs Anti-inflamatórios não esteroidais não seletivos da Cox ciclooxigenase porque causam esses efeitos colaterais?

Lesões agudas gastrointestinais estão entre os efeitos colaterais mais freqüentes e graves associados com AINES convencionais. O risco de perfuração e ulceração gástrica apresenta incidência 3 a 4 vezes maior em usuários destes compostos 36.

Qual é o principal efeito adverso observado com o uso de AINEs altamente seletivos da cox2?

Os principais efeitos adversos incluem os cardiovasculares e os fenômenos trombóticos. CONCLUSÕES: Os inibidores seletivos da Cox 2 são medicamentos que vêm sendo utilizados em algumas situações clínicas bem determinadas e podem oferecer algumas vantagens com relação aos AINH não seletivos.

O que é ciclooxigenase 1 e 2?

Contudo, a COX-1 e a COX-2 são duas proteínas estruturalmente distintas, apresentando uma homologia de 60% na sequência de aminoácidos do seu DNA complementar. Esta enzima é responsável pela formação de importantes mediadores biológicos chamados prostanóides (incluindo prostaglandinas, prostaciclina e tromboxano).

O que é a cascata de inflamação?

A cascata do ácido araquidónico ou cascata do ácido araquidônico é uma via metabólica do organismo humano que usa o ácido araquidónico para a síntese de uma grande panóplia de mediadores lipídicos de importância incontornável na fisiologia e patologia humanas, globalmente denominados de eicosanóides e entre os quais se ...

Como se dá a cascata da inflamação?

Cascata da inflamação• Normalmente, o Ácido Araquidônico encontra-se 'inerte' na membrana celular (Fosfolipídeos) mas a partir de qualquer tipo de lesão (química,física ou biológica)... A fosfolipase A2 agirá sobre a membrana, liberando ácido araquidônico... A partir do Ác.

Qual a importância do ácido araquidônico na inflamação?

O ácido araquidônico é um tipo de ácido gordo ômega-6 que está envolvido na inflamação. À semelhança de outros ácidos graxos ômega-6, o ácido araquidônico é essencial para a sua saúde. Os ácidos graxos ômega-6 ajudam a manter a função cerebral e regular o crescimento.

Quais os efeitos inflamatórios dos metabólitos do ácido araquidônico?

O processo inflamatório As alterações presentes englobam os sinais cardiais (calor, rubor, dor, edema e perda de função), derivada de eventos vasculares (vasodilatação) e eventos celulares (migração leucocitária).

O que é produtos do metabolismo do ácido araquidônico?

Os metabólitos do AA, também chamados eicosanóides, são sintetizados por duas principais classes de enzimas: as cicloxigenases (prostaglandinas e tromboxanos) e as lipoxigenases (leucotrienos e lipoxinas).

Qual o efeito da Lipocortina sobre a cascata de formação do ácido Aracdônico?

Os glicocorticoides são fármacos de origem esteroide com grande atividade anti-inflamatória devido a sua capacidade de controlar a expressão gênica favorecendo a produção de substâncias anti-inflamatórias como a lipocortina que inibe a fosfolipase-A2 interrompendo a cascata do ácido araquidônico, apresentando dessa ...

Qual a via Metabolica do ácido araquidônico?

As principais rotas oxidativas enzimáticas do ácido araquidônico são: Via lipo-oxigenase (LOX), cujos principais produtos são os leucotrienos, HETE, HPETE e as lipoxinas. Via ciclooxigenase (COX), cujos principais produtos são as prostaglandinas e os tromboxanos.

O que fazem os leucotrienos?

Leucotrienos são lipídios da família dos eicosanóides. ... Os leucotrienos são extremamente potentes na constrição da musculatura lisa. Além disso, os leucotrienos participam nos processos de inflamação aguda, aumentando a permeabilidade vascular e favorecendo, portanto, o edema da zona afetada.