viola de cocho
Os instrumentos utilizados são: viola de cocho, o ganzá, o adufe e o mocho. Os versos são cantigas populares, do cotidiano da região.
Lado positivo é a baixa criminalidade e o negativo, a escassez de empregos - fotos. O silêncio assusta quem está acostumado à agitação de grandes cidades. Nas ruas da menor cidade de Mato Grosso, Araguainha, a 470 km de Cuiabá, os carros são incomuns. Pessoas andam a pé.
A Cultura de Mato Grosso tem influências variadas de origem africana, portuguesa, espanhola, indígenas e chiquitana. Estas variações ganham expressão em danças, cantos e festivais folclóricos em diferentes localidades e regiões do estado.
É Bem Mato Grosso é um programa que dá espaço para todos os ritmos musicais. Já recebemos no nosso palco o sertanejo raiz, sertanejo universitário, forró, MPB, pagode, samba, rock, o nosso rasqueado, lambadão, e muitos outros estilos.
É Bem Mato Grosso | Confira o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho cantando com a Cia. Sinfônica | Globoplay.
Pescuma
O cuiabano pode ser definido como uma pessoa alegre e que encontra prazer nas pequenas coisas que este lado de mundo lhe ofereceu. Viver mais de dois séculos segregados e isolados do resto do país foi sofrido.
O cuiabano não é mais aquele que fala “esquisito”, mas aquele que fala “errado”.
Significado de Cuiabano substantivo masculino Aquele que é natural de Cuiaba.
Significado de Trique Trique vem do verbo tricar. O mesmo que: engane, trapaceie, fraude, logre, burle.
Segundo a portaria, “o linguajar cuiabano é parte constitutiva da cultura de Mato Grosso, instrumento de saber que serviu como base para a consolidação da cultura regional e instrumento principal de comunicação entre as pessoas”.
Cururu e Siriri, música e dança, respectivamente, são manifestações culturais de Mato Grosso. ... Com forte ligação a religião, esclarece Irineu, “o nome Cururu veio da dificuldade da pronuncia da palavra 'cruz' pelos índios, e o Siriri veio da dança que o pássaro 'Sabia' faz em círculos, abanando as assas”.
A origem é indígena e, ao longo dos anos, o siriri e o cururu ficaram restritos às comunidades ribeirinhas. Há 15 anos, ganharam os palcos e se espalharam por todos os segmentos sociais.
Há várias hipóteses para a origem do cururu. Alguns pesquisadores afirmam que é uma dança de origem tupi-guarani, de função ritualística. ... Há duas teorias: uma, que diz que vem de "caruru", uma planta que era cozida com o feijão servido antes do início das orações e da dança; e outra que remete a origem ao sapo-cururu.
1910
Nas línguas tupis, o vocábulo cururu significa sapo ou sapo grande, o que explica uma dança cuja coreografia mimetiza o movimento do pulo do sapo.