Veja nossa lista de grandes descobertas da última década e quais você acrescentaria para formar uma lista das "20 mais".
Vital Brasil dedicou 20 anos a produção de soros e vacinas contra o tifo, a varíola, o tétano e outras doenças que o consagraram como um grande pesquisador no Brasil e no mundo. Depois de se mudar para o Rio de Janeiro, fundou o Instituto Vital Brasil. Saiba mais sobre a trajetória de Vital Brasil.
Nicolau Copérnico
Em mais de cem anos de história, poucos foram os brasileiros que “quase” levaram o principal prêmio das ciências do mundo. Dos citados aqui, Chagas, Rocha e Silva, Schenberg e Lattes foram os que mais se aproximaram do feito.
CONHEÇA 15 DAS MAIORES INVENÇÕES E DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DA HUMANIDADE
A descoberta que mudou a humanidade. Há centenas de milhares de anos, nas noites frias de inverno, a escuridão era um grande inimigo. Sem a lua cheia, a negritude da noite, além de assustadora, era perigosa. Havia muitos predadores com sentidos aguçados, e que poderiam atacar facilmente enquanto dormíamos.
Uma das maiores descobertas do homem foi o fogo. ... A descoberta do fogo permitiu que o homem primitivo pudesse aproveitar melhor os alimentos, contribuiu para a defesa pessoal e permitiu que os recursos naturais que precisam do calor para ser usados fossem mais bem aproveitados, como a madeira e o carvão.
A descoberta do fogo trouxe várias vantagens para a humanidade como: A possibilidade de fundir metais para melhores cortes(na pré-história), possibilidade de cozinhar(dentre outras formas de se preparar o alimento), e muitas outras que sem elas atualmente seria completamente diferente pois o fogo foi uma das formas de ...
o fogo representou um grande avanço, na verdade o fogo foi um do maiores avanços em toda a história da humanidade, pois não apenas ajudou os seres humanos primitivos a digerir facilmente alimentos que antes eram muito difíceis de digerir, e gerar mais energia através deles.
Há muitas maneiras de se determinar a importância de uma invenção. Pode-se levar em conta quantas vidas ela ajuda a salvar, caso das vacinas e medicamentos. ... Mas algumas invenções são reconhecidamente importantes exatamente pelo aspecto oposto: a sua simplicidade.
A descoberta do fogo trouxe várias vantagens para a humanidade como: A possibilidade de fundir metais para melhores cortes(na pré-história), possibilidade de cozinhar(dentre outras formas de se preparar o alimento), e muitas outras que sem elas atualmente seria completamente diferente pois o fogo foi uma das formas de ...
A partir dessa conquista, o homem podia se aquecer, afastar animais selvagens do lugar onde vivia e... cozinhar! Cozinhar alimentos representou uma revolução. ... Com a barriga cheia, aquecido pelo calor do fogo, sem receio de ser devorado por animais famintos, o homem, ainda dentro da caverna, passou a dormir mais.
O controle do fogo pelos primeiros seres humanos foi um ponto de virada no aspecto cultural da evolução humana. O fogo forneceu uma fonte de calor, proteção e um método para cozinhar alimentos. Estes avanços culturais permitiram a dispersão geográfica humana, inovações culturais e mudanças na dieta e no comportamento.
O fogo oferecia proteção contra os animais selvagens que atacavam os homens primitivos. Uma fogueira ardendo constantemente em um acampamento mantinha os predadores afastados. Por isso que a descoberta do fogo permitiu uma maior mobilidade.
Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.
A princípio era feito pela queda de raios, porém, com o passar dos tempos, a humanidade aprendeu a provocar o fogo pelo atrito entre as pedras ou madeiras. A sobrevivência humana não foi mais a mesma após o controle do fogo: conseguiam se proteger do frio, esquentavam os alimentos e de sobra espantavam animais ferozes.
A descoberta do fogo foi importante para os homens do paleolítico porque permitiu cozinhar os alimentos, visto que naquele período os homens gastavam até 8 horas por dia apenas mastigando alimentos crus, principalmente a carne.
O fogo sempre foi muito importante para o homem, e nos dias atuais isso não é diferente. Ele serve para aquecer do frio, cozinhar, iluminar, etc. O fogo, que foi a 1ª forma de energia que o homem dominou, é necessário em usinas de carvão, em caldeiras de navios e na queima do combustíveis.
Fazer fogo para gerar calor e luz tornou possível às pessoas cozinhar alimentos, aumentando a variedade e disponibilidade de nutrientes. O calor produzido também ajudou as pessoas a manterem-se aquecidas no frio, permitindo-lhes sobreviver em climas mais frios. O fogo também manteve predadores noturnos afastados.
O fogo surge na época do paleolítico como um importante além de revolucionário meio de espantar diferentes predadores, que era um fator que permitia assim o aumento da expectativa de vida dos homens, já que não viviam mais em constante conflito com animais.
A importância do domínio do fogo para a humanidade se deu em vários campos: primeiro possibilitou cozinhar e preparar alimentos, tornando-os mais moles. Estima-se que pessoas mastigavam carne crua entre 7 a 9 horas por dia. Isso economizou tempo e promoveu maior desenvolvimento em outras áreas.
A importância da cerâmica ocorre devido as aplicações existentes da mesma em processos úteis para a manutenção da vida humana. Dessa forma, pode - se ver sua utilidade principalmente na culinário e em uso doméstico. Assim sendo, por meio dela o homem pode construir panelas para cozinhar.
Algumas desvantagens que poderíamos citar é a maior letalidade das guerras e a possibilidade de contaminação por meio da manipulação inadequada de metais.