- Elevada produção agrícola nos EUA, muito acima da demanda. Como o consumo não acompanhava a produção (muito maior), começou a gerar estoques elevados. Esse problema econômico, que também ocorreu no setor industrial, gerou uma forte crise de superprodução.
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. ... Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época.
Para superar a crise de 1929, o governo brasileiro, sob a figura do então presidente Getúlio Vargas (1930-45), idealizou uma política de investimentos no setor industrial e na produção agrícola, sendo esta a base da economia nacional.
Resposta: A agricultura foi totalmente afetada,o Brasil exportava muito café para os EUA,e com o efeito da crise parou de exportar,enormes montes de café foram queimados,e seu preço vai desvalorizado,já a indústria não foi afetada ao bastante além do desemprego. ESPERO TER AJUDADO!
Os principais efeitos da grande depressão sobre a economia brasileira foi que graças à grande depressão o café que até então era o produto que determinava a economia brasileira deixou de ter tanta força para dar lugar a indústria, mesmo que a produção industrial tenha sido inferior a agrícola por décadas após a grande ...
Devido à recessão econômica, os EUA, maior comprador do café produzido pelo Brasil, não importavam mais no produto. Isso afetou profundamente a economia brasileira, pois não havia para quem comercializar a grande produção de café.
2) As principais razões da Grande Depressão foram o aumento da oferta norte-americana por produtos e a diminuição da demanda de produtos nos países do continente europeu. 3) Uma importante consequência da crise de 1929 na economia brasileira consistiu no colapso do modelo de exportação cafeeira e na Revolução de 1930.
O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
Jà nos países europeus, a crise afetou pois com o fim da segunda Guerra Mundial, quem emprestava dinheiro para reconstruir cidades, e reerguerem-se economicamente, era os Estados Unidos, que da mesma forma com a queda da Bolsa de valores, afetou alguns países da europa.
Resposta. nos Estados unidos,os trabalhadores foram o que mais sofreram na crise. Em 3 anos,a população de desempregados saltou de 400mil para 14 milhões,os quais,sem poder contar com um sistema de previdência social,foram lançados à miséria.
A Crise de 1929 acertou em cheio a economia do Brasil, ainda pouco desenvolvida e muito dependente de um único produto: o café. Como os Estados Unidos eram os maiores compradores do café brasileiro, as exportações diminuíram drasticamente, junto com os preços da commodity.
A crise da dívida externa (1982) abortou a longa trajetória de crescimento da economia brasileira até então – com reflexos negativos no mercado de trabalho. O ajuste recessivo para enfrentar a crise da dívida externa, entre 1981 e 1983, causou a primeira grande crise de desemprego no Brasil.
a) a crise de 1929 atingiu o Brasil em tendo em vista que os Estados Unidos era a maior economia da época. Nesse aspecto, o Brasil dependia muito de como estava a saúde financeira dos EUA, tendo em vista que na época ele era o grande centro financeiro do mundo.
Resposta. Porque o Brasil exportava café para os EUA e com a crise, os EUA pararam de comprar do Brasil, o que abalou a economia brasileira.
A Crise de 1929 atingiu em cheio a economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café. ... Além da queda nos preços, a crise provocou uma diminuição na renda e no consumo no mundo todo, prejudicando ainda mais as vendas de café.
O New Deal foi um pacote de medidas econômicas e sociais adotadas nos EUA para retirar o país da Crise de 1929. ... Nos EUA, essas medidas foram implantadas no governo do presidente democrata Franklin Delano Roosevelt (1933-1945) e receberam o nome de New Deal (Novo Acordo).
História Geral. Surgido para recuperar a economia norte-americana após a crise de 1929, o New Deal foi um plano econômico que modificou a relação do Estado com a economia.
Qual das alternativas abaixo não está relacionado com o plano elaborado pelo presidente Roosevelt para combater a crise e retomar o crescimento da economia nos Estados Unidos? (A) Controle da produção (estoques) de produtos das empresas.
As principais medidas do New Deal foram o controle das instituições financeiras, realização de obras de infra-estrutura, criação de créditos agrícolas, incentivo à organização sindical e a criação de mecanismos de proteção social.
New Deal
Resposta. Letra C: o aumento do nível de emprego nos Estados Unidos não se relaciona com uma das consequências da Crise Econômica de 1929, visto que o que ocorreu foi justamente o contrário.
O principal efeito da crise econômica foi a polarização política entre os movimentos e partidos de esquerda, que responsabilizavam o capitalismo e a grande burguesia pela crise econômica, e os grupos de extrema direita, apoiados pela grande burguesia e pela classe média.
Resposta. Resposta: B) A crise no mercado imobiliário dos Estados Unidos, no final da década de 1920, afetou o valor das ações e derrubou as bolsas de valores no mundo todo.
O Brasil parou de exportar automóveis e máquinas para os Estados Unidos, trazendo prejuízos para a economia brasileira. ... A economia brasileira entrou em crise, pois todas as multinacionais americanas instaladas no Brasil foram à falência. (D) A crise de 1929 afetou somente a produção de borracha na região da Amazônia.