Pouco antes da sua saída do fígado, ambos se unem e formam o ducto hepático comum, com cerca de 3 cm de comprimento, que se divide em duas ramificações: o ducto cístico, que chega até à vesícula biliar, e o colédoco, que chega até o duodeno depois de atravessar a cabeça do pâncreas.
O ducto cístico é um pequeno canal entre a vesícula biliar e o ducto biliar comum. Sua principal função é transmitir a bile entre a vesícula biliar e outros dutos essenciais para a digestão. É normalmente localizado ao lado da artéria cística, que fornece sangue oxigenado para o ducto cístico e para a vesícula biliar.
Notas: O ducto cístico é um canal ligado à vesícula biliar que permite a saída da bile para dentro do ducto biliar comum.
A síndrome de Mirizzi consiste na obstrução seja do ducto hepático comum ou do colédoco, secundária à compressão extrínseca devido à impactação de cálculos no ducto cístico ou no infundíbulo da vesícula4.
A doença de Caroli é uma má-formação congênita rara caracterizada por dilatações multifocais dos ductos biliares intra-hepáticos que predispõem a colestase e episódios recorrentes de colangite.