Vantagens da fundição sobre outros processos de fabricação: - Flexibilidade de peso - de gramas até dezenas de toneladas; - Complexidade de formas; - Ampla gama de materiais (a maioria dos metais e ligas); Ampla gama de propriedades - permite controle de estruturas.
5 - Quais os dois grandes grupos a partir dos quais se podem dividir os processos de fundição? Fundição em Moldes de Areia e Fundição em Moldes Metálicos.
Confira na sequência, as principais vantagens do processo de fundição:
Começa a primeira fusão. No cadinho, os metais são aquecidos a 1150° C ou mais, formando um líquido incandescente. O fundidor passa então ao tamis o conteúdo do cadinho com extremo cuidado, enquanto um maçarico lança fogo sobre a mistura para protegê-la do oxigênio ambiente e, portanto, da oxidação.
O Ourives precisa serrar, limar, lixar e polir a peça e durante estes processos ocorre uma perda de material. Ao longo do ano, o Ourives vai acumulado as lixas, escovas, e outros itens que possam conter esta “quebra” e envia tudo para um laboratório especializado na purificação de metais.
Usando um kit de aquecimento. Compre um forno de fundição elétrico usado para derreter ouro. Trata-se de um forno pequeno, mas de alta potência, projetado especificamente para derreter metais preciosos, incluindo ouro e prata.
Se ficar verde a peça é banhada a ouro. Se ficar com uma aparência leitosa, esbranquiçada, o material em questão é prata. Caso não ocorra nenhuma variação de cor pode ficar tranqüilo, sua peça é de ouro verdadeiro.
Jóias em ouro e prata tem ligas de cobre e por não ser um metal nobre oxida. ... Apesar do ouro e da prata serem metais de qualidade, alguns factores influenciam na oxidação desses metais, pois tendem a sofrer reacções quando entram em contacto com oxigénio, suor, água salgada e produtos químicos.
O fato ocorre por conta da quantidade de ácido úrico que cada pessoa tem na pele. Esse ácido expelido pelo nosso corpo, em contato com os materiais que formam a liga de ouro 18k, deixam a peça opaca, escura e muitas vezes acobreada. Isso porque o ouro puro, encontrado na natureza, possui uma consistência maleável.
A exemplo da prata, o ouro também pode escurecer e uma das peças que mais escurecem são os brincos, pois eles recebem sol, suor, além de atritos com sujeira no cabelo. Sendo assim, a melhor forma de limpar um brinco de ouro que ficou preto se dá com uso de detergente de coco.
O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.
Outro culpado comum pela descoloração é a prata , que é encontrada em joias de prata esterlina e no revestimento de joias baratas. Também é usado como liga de metal na maioria das joias de ouro. Os ácidos fazem com que a prata se oxide, o que produz manchas. A mancha pode deixar um anel escuro em seu dedo.
Primeiro, vamos lembrar que a marca verde é só um sinal de que sua pele ou algo em sua pele – como suor, água, loção hidratante – reagiu a algum metal na composição do anel e, a não ser que você tenha algum tipo de alergia específica, a mancha é completamente inofensiva.
Ácido Nítrico
Limpeza. Você poderá usar álcool para dissolver alguma sujeira mais persistente, embora a maior parte das sujeirinhas saiam com água e sabão e uma escovinha delicada, tem que ser bem delicada para não riscar. Depois de limpa basta passar um paninho que não solte pelos para dar de volta o brilho às jóias.
Mas se ainda está na dúvida, é bom saber que as joias em prata pode riscar mais facilmente. Elam podem escurecer (oxidar) com o tempo, mas com o uso da Flanela Mágica, o brilho volta como se a joia fosse nova. Já as opções em aço são bem mais resistentes, não escurecem e não riscam com tanta facilidade.
Derrame um pouco de vinagre sobre a moeda e lave depois de 10 minutos, esfregando com uma escova de dentes. Isso ajuda o processo e proporciona acabamento e aparência melhores à moeda.