Eram diferentes no modo como agiam e como se organizavam: o ludismo era muito mais radical, propondo a ação direta, e o cartismo era muito mais reformista, propondo ações políticas. Os luditas temiam que as máquinas desempregassem as pessoas, e por isto as sabotavam, destruindo a propriedade da burguesia.
“Na repressão à greve de 1917, em São Paulo, o Comitê de Defesa dos Direitos do Homem do Rio de Janeiro denunciou: Todos os componentes do Comitê de Defesa Proletária e os membros mais ativos dos sindicatos, das ligas, dos centros e dos periódicos libertários foram agarrados e encarcerados. As oficinas em que se fazia o seminário A Plebe foram invadidas, tendo sido o seu diretor preso. Para muitos presos, foi preparada a expulsão do território nacional.”
O objetivo do Movimento Cartista era obter direitos de participação política por toda a população, principalmente os trabalhadores que não tinham direitos políticos à época.
Resposta: A principal diferença é que o ludismo tem ação direta, (queima de plantações, quebravam máquinas e etc ...) e já o cartismo foi um movimento mais reformista, propondo ações políticas.
Tanto o Ludismo e como o Cartismo foram movimentos que colocaram em destaque a questão do trabalho e as suas condições. O nome do movimento deriva do nome de um suposto trabalhador, Ned Ludd, que teria quebrado as máquinas de seu patrão.
Resposta: As principais greves operárias ocorridas no Brasil durante a Primeira República tiveram como motivos a luta pelo aumento salarial, melhores condições de trabalho, melhores condições de vida (alimentação, moradia), por uma legislação previdenciária, direitos trabalhistas e sindicais.
Os operários sentem ameaçados na sua sobrevivência e demonstram seu descontentamento em numa ação um tanto quanto esdrúxula. Quebrando as máquinas.No início do século XIX, operários se reunião em grupos e protestavam invadindo fábricas e quebrando as máquinas industriais responsabilizando-as pela falta de emprego.
(UFES) O movimento operário no Brasil iniciou-se em fins do século XIX e tinha como principal objetivo colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade. Na década de 10 do século seguinte, viveu anos de fortalecimento, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves, sendo uma das mais importantes a de 1917, em São Paulo, em que 70 mil trabalhadores cruzaram os braços, exigindo melhores condições de trabalho e aumentos salariais. Os anos 20, apesar de alguns avanços em termos de legislação social, foram difíceis para o movimento operário, que foi obrigado a enfrentar grandes desafios, entre os quais o recrudescimento da repressão por parte do governo. Apesar disso, não se pode deixar de reconhecer que foi nessa década que o movimento operário brasileiro ganhou maior legitimidade entre os próprios trabalhadores e a sociedade mais ampla, transformando-se em um ator político que iria atuar com maior desenvoltura nas décadas seguintes.
Com referência às informações apresentadas pelo texto, analise as duas colunas abaixo, indicando posteriormente qual alternativa indica as relações corretas entre as duas.
No caso específico brasileiro e particularmente paulistano, o movimento foi a reação operária a um período de intensificação do horário de trabalho, de subida repentina dos preços e estagnação dos salários: ou seja, de uma fortíssima piora do poder de compra e das condições de trabalho.
Alguns poucos que tinham uma visão de mundo um pouco mais avançada decidiram se juntar e fazer greves para conseguir melhores condições de vida. Aí levaram muitos espancamentos por interromper o trabalho dos outros. Mesmo assim, continuaram reclamando e as condições começaram a mudar, muito vagarosamente.
A relação dos trabalhadores com as máquinas acontece porque os movimentos que aconteciam de maneira manual, as atividades que eram tratadas como manuais, eram realizadas pelas máquinas, o que deixava o mão de obra humana com elementos que precisam usar o raciocínio.
Assim, o ludismo foi um movimento de trabalhadores que lutaram contra a mecanização do trabalho. Os ludistas entendiam que as máquinas, além de estarem roubando os empregos dos seres humanos, contribuíram para a redução salarial do trabalhador e, assim, era algo que devia ser destruído.
d) Onda de manifestações ocorridas principalmente na cidade de São Paulo, levando milhares de trabalhadores às ruas, numa das maiores mobilizações operárias da história do Brasil.
Mas, apesar disso, os cartistas conseguiram mudanças efetivas, tais como a primeira lei de proteção ao trabalho infantil (1833), a lei de imprensa (1836), a reforma do Código Penal (1837), a regulamentação do trabalho feminino e infantil, a lei de supressão dos direitos sobre os cereais, a lei permitindo as associações ...
c) Tinha por objetivo a publicação de periódicos através dos quais eram difundidas informações sobre as condições de trabalho, os objetivos das lutas e as formas de organização política e sindical.
Os ludistas e suas motivações A busca pela diminuição dos custos e pelo aumento na eficácia da produção estimulou o surgimento de máquinas que automatizavam o trabalho manual de centenas de homens, mulheres e crianças. Por essa razão, muitas pessoas passaram a se ver sem trabalho e sem nenhuma fonte de renda.
O ludismo foi um movimento que ocorreu na Inglaterra durante o século XVIII, onde os ludistas quebravam as máquinas como forma de protesto frente as más condições de trabalho.
O objetivo do Movimento Cartista era obter direitos de participação política por toda a população, principalmente os trabalhadores que não tinham direitos políticos à época.
Os cartistas reivindicavam o direito ao voto para todos os homens; a confidencialidade do voto, além de eleições anuais, a igualdade da classe operária entre os demais membros da sociedade inglesa. Entre as maiores reivindicações do Movimento Cartista estava a participação no Parlamento da Inglaterra.
O ludismo foi um movimento que, "saiu quebrando tudo", ia contra a mecanização da Revolução Industrial. O cartismo foi um movimento operário inglês que lutou contra as más condições de trabalho, bem como os seus direitos, como por exemplo, descanso semanal, férias e uma jornada menos exaustiva.
ludista foi um movimento social ocorrido na inglaterra entre os anos de 1811 a 1812 contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na revolução industrial os ludista protestava contra a substituição da mão-de-obras humanas por máquinas.
Os ludistas também ficaram conhecidos como “quebradores de máquinas”, porque agiam promovendo a destruição das máquinas industriais. ... A ação dos ludistas era exclusivamente uma reação contra a precarização que a industrialização gerou em suas vidas, e essa ação era estratégica e visava pressionar os patrões.