Cantigas de Roda Populares no Brasil
Folclore - Relembre a infância com 18 cantigas de roda
Nesse sentido, as cantigas populares são canções simples, normalmente rimadas, de autoria anônima, usadas para embalar o sono dos pequeninos ou as brincadeiras dos mais velhos.
Nessa brincadeira, as crianças permanecem sentadas uma ao lado da outra em forma de roda. Todos os integrantes cantam a canção e vão passando um objeto. Quando o música terminar, quem ficar com o objeto, a “batata quente”, sai do jogo.
Saiba como e quando usar as cantigas para ampliar o repertório dos alunos. As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música.
A cantiga de roda é um tipo de canção popular diretamente relacionada com brincadeira de roda, faz parte do folclore brasileiro e é comum em todo o território. A brincadeira de roda reequilibra as emoções do ser humano, cria laços afetivos, contribui para a socialização e a iteração da criança.
As cantigas de roda são produções musicais anônimas que são ensinadas oralmente no Brasil, de forma semelhante como as lendas do folclore. As letras das canções são composições simples, rimadas, algumas com coreografias divertidas para serem cantaroladas pelas crianças em uma roda.
As cantigas trovadorescas eram textos literários recitados na companhia de instrumentos musicais. ... As cantigas trovadorescas estão reunidas em livros chamados de cancioneiros. Esses cancioneiros reúnem obras de diversos autores e foram criados em diferentes momentos da história.
Canto de Cravo e Rosa foi criado a partir de cantigas de roda e de manifestações da cultura popular brasileira. Em 2002, comecei a escrever a primeira versão do texto, a partir de uma pesquisa que iniciou em 1999, como relatei em Traços e trajetos [03].
O cravo tem diversas cores e cada uma delas tem seu significado particular. O cravo é uma flor diferente de qualquer outra, ele representa coisas completamente diferentes, o que As Rosas Não Falam, os cravos dizem.
As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos: Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.
Eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas". Há dois grandes grupos de cantigas trovadorescas: ... Acompanhadas de música e dança, a poesia trovadoresca era chamada de cantiga e desenvolveu-se fora dos locais-comuns de produção cultural da época (mosteiros, conventos).
Cantigas do Trovadorismo
Em geral, eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas". Cantigas líricas: estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Cantigas sátiras: estão subdivididas em cantigas de escárnio e de maldizer. Características: As cantigas de amor são escritas em primeira pessoa.
As cantigas de escárnios se baseiam na crítica e no duplo sentido de sua temática, enquanto as cantigas de maldizer existem sátiras por trás, porém sem o duplo sentido. Assim sendo, as cantigas de maldizer são conhecidas por serem mais objetivas e diretas.
As características das cantigas de escárnio incluam críticas mais cômicas e debochadas, feitas a alguém não identificado, mas que realmente existia. As cantigas de maldizer eram mais diretas e com linguagem mais agressiva, explícita e erótica.
O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.
O Trovadorismo surgiu na Idade Média, no século XII e o seu marco inicial foi a "Cantiga da Ribeirinha" (ou "Cantiga da Garvaia"), escrita em 1189 por Paio Soares de Taveirós.
Cantiga da Ribeirinha
Em Portugal, o Humanismo estendeu-se entre 1434 a 1527 e teve como marco inicial a nomeação de Fernão Lopes como cronista-mor do Reino e, como marco de transição para o Renascimento, a volta do poeta Sá de Miranda da Itália, que trazia as novidades renascentistas.
Resposta. " A data que marca o INÍCIO DO HUMANISMO EM PORTUGAL é o ano de 1418,quando D. Duarte nomeia Fernão Lopes como guardador da Torre do tombo,e termina quando Sa de Miranda retorna da Itália,em 1527,empreendendo em Portugal a Campanha em prol da cultura clássica".
O Humanismo em Portugal. O marco inicial do humanismo literário português foi a nomeação de Fernão Lopes como cronista mor do reino, em 1434. ... Dentre os principais autores do humanismo português estão: Gil Vicente, Fernão Lopes e Garcia de Resende.