O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.
Como o gelo diminui a dor, é aceitável utilizá-lo por um curto período imediatamente após a lesão. Coloque-o por 10 minutos, fique sem por 20 minutos e repita a aplicação de 10 minutos por mais uma ou duas vezes. Não há razão para o uso do gelo mais de seis horas após você ter se machucado.
Colocar gelo Pode-se aplicar uma compressas de gelo por cerca de 15 minutos, tendo o cuidado de não deixar o gelo em contato direto com a pele para não correr o risco de queimar a pele.
As maiores indicações da compressa fria são para pancadas, hematomas ou lesões articulares, sendo que é recomendado começar o tratamento imediatamente ou ao menos nas primeiras 48 horas. É por isso que é comum esportistas utilizarem as bolsas de gelo logo depois de sofrerem alguma lesão durante as práticas.
Apesar de ser frio, o gelo não deve ser utilizado, pois o frio excessivo pode prejudicar a pele e causar novas queimaduras e lesões. Além do gelo, é importante evitar passar algodão sobre a região queimada, pois pode colar na pele e interferir no processo de cicatrização.
Coloque embaixo de água, não aplique gelo Assim que puder, coloque a queimadura embaixo de água corrente fria por pelo menos dez minutos ou aplique uma compressa fria. Não use gelo pois o congelamento poderia prejudicar o tecido da pele ainda mais.
Molhe uma toalha fina em água gelada e envolva uma pedrinha de gelo. Deixe repousar no local por, no mínimo, 10 minutos; No corpo, como as provocadas por pancadas: passe um pouquinho de azeite na região, fazendo uma suave massagem. Se a mancha roxa não passar em 1 a 2 semanas, é importante consultar o médico.
O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico. Essa pode ser mais dolorosa porque atinge a camada intermediária da pele. Costuma apresentar bolhas, causadas pelo aumento repentino de temperatura na região.
Primeiros socorros para queimadura química Retire todas as roupas ou acessórios contaminados pela substância química; Coloque o local debaixo de água gelada por, pelo menos, 10 minutos. Em alguns casos pode ser mais prático tomar um banho gelado; Aplique uma gaze ou atadura limpa sem apertar muito.
Anestésicos e analgésicos podem ajudar a aliviar a dor causada por queimaduras. “O uso de umectantes, como a vaselina, ajuda a manter a lesão hidratada. Analgésicos podem ser indicados para alívio da dor, se não houver contraindicações”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura.
Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.
Assim, pode ser indicado passar um creme no local da vermelhidão ou apenas sabonete neutro hidratante, além de protetor solar com alto fator de proteção.