EQST

Porque As Pteridfitas So Mais Evoludas Que As Brifitas?

Porque as pteridófitas são mais evoluídas que as briófitas?

Ou seja, diferentemente das briófitas, as pteridófitas são plantas vasculares. A presença de vasos condutores permite que a água e os nutrientes sejam transportados de maneira eficiente por longas distâncias. Esta característica permite que elas atinjam tamanhos muito maiores do que as briófitas.

Por que as pteridófitas são mais evoluídas que as briófitas?

Nesses vegetais, portanto, já é possível observar a presença de xilema e floema, duas estruturas responsáveis pelo transporte de substâncias no interior da planta. Graças a essa característica, as pteridófitas possuem um porte superior ao das briófitas.

Por que as gimnospermas são consideradas mais evoluídas que as briófitas e as pteridófitas?

Resposta. Olá, isso ocorre porque as gimnospermas são plantas mais evoluídas sendo representadas pelo milho (Que esta agrupado na classe monocotiledônea) e também pelo feijão (Classe dicotiledônea). Estas espécies de plantas contém raízes, caule, folha, flores, frutos e sementes.

Quais vantagens o desenvolvimento de sementes trouxe as gimnospermas em relação às briófitas e pteridófitas?

A principal vantagem que o desenvolvimento das sementes trouxe às gimnospermas em relação às briófitas e pteridófitas é a capacidade inédita de se reproduzir sem a necessidade de água para a fecundação dos gametas de sua espécie, o que promove sua capacidade de habitar locais mais hostis aos outros tipos de plantas, ...

Quais as principais vantagens evolutivas que surgiram com as angiospermas?

Todos os aspectos atrativos das flores, como o aroma e as cores são artifícios criados pelas angiospermas para atrair animais polinizadores, como morcegos, abelhas, aves, etc. Essas adaptações são uma grande vantagem de sobrevivência em relação aos outros grupos vegetais.

Qual é a importância do tubo polínico na reprodução das gimnospermas?

O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.

Qual é a importância do tubo polínico?

Os tubos polínicos agem como condutos para transportar as células do gâmeta masculino do grão de pólen, seja do estigma (em planta com flor) para os óvulos na base do pistilo ou diretamente através do tecido do óvulo em alguns gimnospermas.

Qual é a função do tubo Polinico?

O tubo polínico é um crescimento celular do grão de pólen em direção ao óvulo, que possibilita a fecundação nas plantas espermatófitas. O grão de pólen possui 2 ou mais células em seu interior, uma delas destinada à fecundação do óvulo.

Quais os obstáculos que impedem a formação do tubo polínico?

Devido ao comportamento dos tubos polínicos depois da polinização geitonogâmica pode-se concluir que existe barreira à autofecundação, sendo a Incompatibilidade Homomórfica Gametofítica o mecanismo que melhor explica este comportamento.

Qual a importância do processo de fecundação para as gimnospermas e angiospermas?

Possuem sementes e podem se reproduzir sem água, nos estróbilos masculinos forma-se o pólen, e nos femininos forma-se os óvulos, o pólen irá fecundar o ovulo e irá formar uma semente, que protege o embrião.

Qual é a importância das gimnospermas?

Algumas gimnospermas apresentam importância econômica como o pinheiro, explorado para extrair madeira utilizada na produção de papel, resina e verniz e o pinhão, que é a semente do pinheiro-do-paraná, comestível por mamíferos e aves.

Qual o nome da estrutura reprodutiva das angiospermas?

As flores são as estruturas responsáveis pela reprodução das angiospermas. No interior das anteras, órgãos reprodutores masculinos, formam-se os grãos de pólen que contêm os gametas masculinos.