Tanto Antístenes quanto Diógenes receberam o apelido de Cão (kunés, em grego), que tinha sentido pejorativo, pois o cachorro era considerado um animal sem vergonha. Por isso o cinismo ficou conhecido como “a filosofia do cão”.
O nome foi originado do grego, cuja tradução literal seria “igual a um cão”. Os cínicos eram chamados de cães, pois Antístenes ensinava em um templo para nothoi atenienses, que é um termo usado para designar aqueles que não possuíam a cidadania ateniense por nascerem de escravas, estrangeiras ou prostitutas.
Portanto, eles reconhecem como amigos aqueles que são adequados à filosofia, e os recebem gentilmente, enquanto os inaptos são afugentados por ele, como os cães fazem, ladrando contra eles. ...
Nomos versus physis, Natureza versus anti-natureza. Diógenes não acreditava em um filósofo incapaz de incomodar os outros, por isso incomodou, e muito, Platão: com gritos e performances, com ironias, sátiras e provocações. Razão pela qual este o chamava de Sócrates enlouquecido.
Acreditavam que a felicidade estaria relacionada a uma vida simples, em acordo com a natureza, e sem as complexidades das regras e valores sociais. Os cínicos eram, então, pessoas que desprezavam os ordenamentos sociais e viviam em circunstâncias consideradas degradantes para um grego, assemelhando-se a animais.
adjetivo Que expressa cinismo, desprezo pelas normas sociais ou pela moral vigente; imoral. [Figurado] Repleto de fingimento; desfaçatez: aluno muito cínico. ... [Filosofia] Que faz referência a ou seguidor do cinismo, da filosofia de quem desprezava ou se opunha a conveniências morais ou regras sociais; escola cínica.
Uma pessoa cínica, em sua totalidade, é inteligente e com humor elevadíssimo. Tem a capacidade de observar a realidade do ambiente que a cerca e de conhecer e perceber um acontecimento rapidamente. Não confia nas pessoas, na realidade, suspeita de todos.
Como lidar com pessoas falsas na família
O que é Característica: Característica é um elemento que ajuda na construção de uma ideia, conceito e da noção de alguém ou alguma coisa. Como as características pessoais, que são o conjunto das qualidades, defeitos e expressões das pessoas.
verbo transitivo direto e bitransitivo Ocultar os verdadeiros sentimentos; esconder suas reais intenções: dissimulou prepotência, enquanto ouvia pacientemente; dissimulou-lhe arrogância, enquanto sorria. verbo transitivo direto Fazer com que fique oculto; tornar imperceptível; disfarçar: dissimular as rugas.