A N-nitrosodimetilamina (NDMA), provável agente cancerígeno humano, foi detectada no fármaco Ranitidina (bloqueador dos receptores H2 da histamina) importado da Índia, levando à determinação de suspensão de sua comercialização pela ANVISA.
A ranitidina diminui a acidez do estômago, mas não é a mais eficaz. "Em termos de potência, poderíamos substituir a ranitidina por famotidina ou cimetidina, que não estão com lotes contaminados. Se você quiser um efeito um pouco mais potente, deve ser usada a classe dos omeprazóis" recomenda Tomás Navarro.
A ranitidina diminui a acidez do estômago, mas não é a mais eficaz. “Em termos de potência, poderíamos substituir a ranitidina por famotidina ou cimetidina, que não estão com lotes contaminados. Se você quiser um efeito um pouco mais potente, deve ser usada a classe dos omeprazóis” recomenda Tomás Navarro.
Cimex-Retard, Duomed, Etidine, Gastrodine, Prometidine, Stomakon, Tagamet, Ulcedine, Ulcenon, Ulcimet, Ulcitrat.
O omeprazol é ligeiramente superior à ranitidina na inibição da produção ácida do estômago e alívio dos sintomas por essas doenças, além de apresentar melhor evolução na cicatrização da esofagite.
Pode tomar sim, estes dois medicamentos são para tratar doenças do esôfago e estômago. Geralmente quando utilizados em combinação, é utilizado o omeprazol pela manhã e a ranitidina a noite.
Pantoprazol 40mg e omeprazol 20mg não apresentam diferenças de eficácia no tratamento de refluxo gastroesofágico, úlcera gástrica e de infecção do trato gastrintestinal associada a Helicobacter pylori1,5.
Pantoprazol (ou qualquer outro medicamento desta classe) não deve ser utilizado com a ranitidina pois se antagonizam. A excessão são os pacientes com escape noturno (sintomas noturnos mesmo com uso adequado de medicação) que ocorre por alteração do efeito do remédio por varaiação hormonal no decorrer do dia.
Medicamento de Referência: Pantozol
O início de sua ação se dá logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo dentro de três dias. Após a interrupção da medicação, a produção normal de ácido é restabelecida dentro de três dias.
Contra-indicações de Pantoprazol O Pantoprazol sódico sesqui-hidratado IV não deve ser usado por indivíduos que apresentem alergia (hipersensibilidade) conhecida ao Pantoprazol, aos demais componentes da fórmula ou a benzimidazóis substituídos.
Pacientes idosos. Não é necessária nenhuma adaptação posológica em indivíduos idosos. Pantoprazol pode ser utilizado por pessoas com mais de 65 anos, porém a dose de 40 mg ao dia só deve ser ultrapassada nos pacientes com infecção por Helicobacter pylori, durante uma semana de tratamento.
O pantoprazol pode ser usado por tempo prolongado desde que indicado por um médico e acompanhado, pois como qualquer outro medicamento ele não é isento de efeitos colaterais.
Este medicamento reduz a acidez estomacal, aliviando os sintomas causados por essa acidez em casos de gastrites ou gastroduodenites agudas ou crônicas, dispepsia não ulcerosa e doença por refluxo gastroesofágico.
A diferença entre os dois sais do fármaco pantoprazol é farmacocinética. Conforme visto, o pantoprazol magnésico tem maior meia-vida de eliminação do que o pantoprazol sódico. 1.
Ambos são bloqueadores de bomba de prótons em outras palavras os dois diminui a acidez do estômago. São medicamentos diferentes pela eficácia de atuação em estudos comparativos.
Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, com um pouco de líquido. O pantoprazol pode ser administrado antes, durante ou após o café da manhã. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.