Não os sabonetes esfoliante não podem ser usados todos os dias. Explicação: segundo especialistas a pele deve ser esfoliada uma vez a cada 15 dias.
Este procedimento deve ser feito entre 1 a 2 vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele. Se tiver uma pele seca, é recomendável esfoliar o rosto uma vez por semana. Quem conta com uma pele oleosa ou com acne, pode fazer a esfoliação até duas vezes por semana após a higienização.
“O ideal é realizar a esfoliação uma vez por semana. Em peles muito oleosas ou muito espessas, podemos repetir duas vezes na semana.
Na verdade, não há um consenso entre os experts, mas, em geral, todos indicam que a esfoliação caseira deve ser feita entre uma a duas vezes por semana. A médica King recomenda que você observe como sua pele reage ao procedimento para ter uma noção mais apurada do que é melhor.
A esfoliação no rosto deve ser feita de 1x por semana nas peles normais e secas, ou 2x por semana nas peles oleosas. Não é indicado em hipótese nenhuma esfoliar a pele todos os dias, uma vez que esse procedimento pode sensibilizar demais a pele, deixando-a sensível, exposta e até mesmo ressecada.
O que eu preciso fazer depois de esfoliar o rosto? A esfoliação substitui a limpeza no ritual de beleza, então é só seguir sua rotina normal. Para equilibrar o pH da pele e matificar, é importante usar um tônico. Depois, vem a etapa da hidratação, já que a esfoliação retira a oleosidade natural do rosto.
Então aqui a ordem fica: primeiro esfoliante (para os dias que for esfoliar) e depois o tônico ou água micelar. Caso não seja o dia de esfoliar, pode pular direito para a solução.
Karla sugere esfoliar o corpo a cada 15 dias. Mas, isso não vale para cotovelos, pés e joelhos. “Esses podem ser feitos semanalmente. Mas, claro, vai depender do tipo de pele de cada pessoa”.
Portanto, esfoliar a pele de manhã é o ideal, uma vez que as células mortas terão se acumulado bastante e devem ser descartadas.
É melhor esfoliar sua pele antes da depilação do que depois. Caso contrário, você corre o risco de causar mais irritação. Use uma bucha ou um agente esfoliante no chuveiro para obter melhores resultados.
Confira a seguir os principais cuidados que devem ser adotados antes e após a depilação:
Ao terminar sua depilação, lave a pele cuidadosamente com água fria para fechar os poros. Chá frio de camomila ou hidrolatos (que você pode obter aqui) são boas opções como pós-procedimento por causa de suas ações calmantes.
Para clarear a virilha de forma rápida e eficaz existem diversos tratamentos disponíveis, como cremes clareadores, peelings químicos, radiofrequência, microdermoabrasão ou luz pulsada, por exemplo, que atuam diminuindo o excesso de melanina acumulada e devolvem o tom natural da pele.