A semiótica é o estudo da construção de significado, o estudo do processo de signo (semiose) e do significado de comunicação. ... Diferentemente da linguística, entretanto, a semiótica também estuda sistemas de signos não linguísticos.
É a ciência semiótica que otimiza a observação das relações entre sensibilidade, reação e raciocínio, por meio de seu enfoque triádico (a que o filósofo denominou de primeiridade, secundidade e terceiridade) do fenômeno da semiose (processo de geração de significação e sentido), a partir do que torna-se possível ...
“O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta)cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere ...
Sendo assim os aspectos da linguistica são: Fonética, o estudo da produção, transmissão e recepção de sons. Fonologia, o estudo das regras dos sons em um idioma. Morfologia, como diferentes elementos se combinam para formar palavras.
Geralmente o estudo descritivo da linguagem é divido em vários níveis. Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático. Esses três níveis constituem a gramática de uma língua.
Estudar o nível fonológico implica estudar significantes e não significados. Os significantes na fala, ou seja, os sons como concretamente são produzidos pelos falantes, são chamados fones e se constituem como objeto da Fonética.
O nível fonológico é o que diz respeito a sonoridade da língua, é o que nos possibilita diferenciar “FACA” de “VACA” ,por exemplo. Graças a Fonologia podemos reconhecer fonemas surdos e sonoros, fricativos e sibilantes, bilabiais, plosivos e todos os diferentes sons da nossa língua.
Em linguística, no nível de análise morfológica encontramos duas unidades formais: a palavra e o morfema. Uma das questões centrais no estudo da morfologia é decidir se a abordagem será pela perspectiva do morfema ou se a partir da palavra, da formação e da classificação das palavras.
O nível fonético-fonológico acontece quando uma palavra é pronunciada de diversos modos, seja pelo acréscimo, decréscimo ou substituição/troca de um fonema. É o que caracteriza o sotaque. Um exemplo são as palavras titia e oito.
Morfologia é o tratado das formas que a matéria pode tomar. Do grego “morphe” (morfo = forma) e (logos = estudo). Morfologia vegetal é a parte da Botânica que estuda as formas e estruturas dos organismos vegetais. ... Em Biologia, morfologia é o estudo da forma do organismo ou de partes dele.
A Morfologia se divide em dez classes gramaticais, entre elas estão a classe de palavras variáveis que são os substantivos, artigo, verbos, adjetivos, pronomes e numerais. Já as palavras invariáveis são compostas pelos advérbios, preposições, interjeições e conjunções.