A água e sabão ajudam a remover as bactérias e poluição do solo, mas também podem se desenvolver no solo e causar os mesmos problemas. O melhor é usar água e sabão apenas uma vez a cada duas a três semanas para evitar seu acúmulo no solo.
As águas coletadas da lavagem de tecidos muito sujos podem liberar odores após 12 horas de armazenamento. Para eliminar ou diminuir cheiros desagradáveis, recomenda-se a mistura de cinco mililitros de água sanitária para cada litro de água cinza que estão muito carregadas de sujeiras.
No ralo do chuveiro ele utiliza uma bomba de aquário para direcionar a água para uma caixa d'água (localizada na laje do térreo da residência), onde é tratada com o mesmo sistema da Sabesp, o sulfato de alumínio, para retirar todo o sabão fazendo todas as impurezas decantarem, e finaliza o tratamento com cloro.
Para reaproveitar a água, antes de abrir e fechar a tampa, deve-se retirar a mangueira de drenagem da entrada de esgoto ou da borda do tan- que e colocá-la no recipiente que deverá armazenar a água (um balde, por exemplo). Caso queira interromper a drenagem será necessário abrir a tampa da lavadora.
Também é possível guardar a água do segundo enxágue para reutilizar quando precisar pôr de molho outras peças. E até mesmo o seu jardim pode se beneficiar: pesquisa realizada pelo Instituto de Biociências da USP garante que a água do segundo ciclo de lavagem da máquina pode ser empregada para regar plantas e gramados.
Direcione a mangueira da máquina de lavar para um recipiente aonde queira armazenar a água. Para iniciar a drenagem, abra e feche a tampa.
Não é necessário molhar as folhas, pois a umidade pode ocasionar doenças. Durante a rega, molhe a base da planta. Coloque areia nos pratinhos e não deixe acumular água, evitando a proliferação do mosquito da dengue.
1. Hidrate as folhas. Durante o verão, por causa do calor, as plantas costumam perder água mais rapidamente. Por isso, borrifar água diretamente nas folhas pode ajudá-las a resistir melhor à mudança de temperatura.
Experimente regar uma vez por semana Graças à reserva de água dessas verdinhas, é sempre melhor começar com pouco. As suculentas costumam sobreviver melhor à seca do que ao excesso de umidade. Regando suas suculentas uma vez por semana você poderá começar a entender as características da sua planta.
Devemos evitar molhar as folhas das plantas de ambientes internos, a não ser que a umidade relativa do ar esteja realmente muito baixa. Se a planta estiver no sol, irá queimar as folhas, por isso, garanta que ela receba claridade o dia todo e sol fraco por poucas horas do dia.
A planta não pode pegar sol e deve ficar em temperatura ambiente, dentro de casa. A cada dois dias, a rega deve ser feita com 400ml. Se estiver calor, pode ser feita todos os dias. Caso a pendente não esteja crescendo, utilize o adubo NPK a cada três meses.
Como já indicamos, a peperômia como cuidar prefere a luz indireta. O sol queima as folhas e não permite que a planta cresça saudável, por isso, escolha cantinhos iluminados para posicionar seu vaso.
Pode ser devido a falta de luminosidade, necessita um mínimo de luz (meia sombra). Em relação a estar em uma região litorânea, não tem muito problema, se adaptam bem.
É importante adubar a terra para que a sua planta tenha força para se recuperar e rebrotar mais saudável. Se puder, coloque ela em um local onde pegue um pouco mais de claridade ou até umas horas de sol fraco. Esperamos ter ajudado!
Para propagar peperomias, como pode ver no vídeo que se segue, basta cortar uma folha e colocá-la em água a enraizar. "Demora mais ou menos um mês e a seguir pode plantar. É muito fácil", assegura Teresa Chambel.
Gosta de terra fértil e bem suprido de água. Não tolera geadas.
Regue para manter a terra sempre úmida e deixe o vaso onde bata sol fraquinho da manhã, que, ao contrário da melancia verdadeira, esta peperômia queima se tomar muito sol. Dentro de casa, ela deve ficar bem pertinho de uma janela com muita claridade, pra realçar as cores e manter a folhagem viva e brilhante.
A Peperômia melancia não é muito exigente com relação à adubação. Você pode usar adubos líquidos comuns, do tipo NPK a cada 2 semanas exceto no inverno. No final do inverno, adicione húmus de minhoca ao substrato repor a matéria orgânica do substrato.
Essa plantinha gosta de um substrato com boa drenagem de água. Mas que também seja rico em matéria orgânica. Essa planta tem características epífita, ou seja, se desenvolve sobre outras plantas. Mas aceita bem um substrato com terra vegetal, matéria orgânica e um pouco de areia grossa.
Coloque quatro sementes por cova, na profundidade de dois dedos (cerca de 4 cm). Faça uma rega antes do plantio para que as sementes fiquem em terra úmida. O excesso de água deixa a melancia sem gosto e pode fazer com que as frutas rachem.
As raízes apareceram depois de 19 dias mergulhada em água. Bem fácil de cuidar, ela exige um pouco de atenção no verão, quando deve receber mais água. A peperômia pode durar mais de seis meses e chega a medir mais de um metro. A minha tem mais de ano, troquei uma vez ela de vaso, pois ficou pequeno o lugar.
pH elevado – O solo mais alcalino por causa do índice de pH desregulado para cima é outra causa para a queimadura nas pontas das folhas e as deixa com aspecto retorcido. ... O pH desregulado impede que a planta absorva os elementos necessários para seu correto desenvolvimento.
Rega: as regas podem ser regulares, mas de forma moderada, tomando cuidado para não encharcar o substrato. Isso pode apodrecer suas raízes. Iluminação: recomendamos cultivá-la em ambientes à meia-sombra ou luz difusa, uma vez que o sol direto pode queimar suas folhas. Também é sensível a geadas.
Como fazer mudas A peperômia filodendro é uma espécie que se reproduz por estacas. Isso significa que, para criar uma nova muda, basta soltar um dos ramos da espécie (ele deve sair facilmente) e plantá-lo em um novo substrato. Rege regularmente para a muda vingar.
Para fazer uma muda, corte (em diagonal) a ponta de um ramo, com 4 ou 6 folhas. Coloque o ramo em um recipiente com água e espere as raízes aparecerem. Deixe a planta em um local iluminado, mas sem sol direto.