Os números binários formam um sistema matemático usado por computadores para criar informações. Ele é composto por uma base de apenas dois algarismos: 0 e 1. Por tanto, são formadas sequências e, a partir delas, são formadas letras, palavras, textos, cálculos. Nesse mesmo sentido existem outros sistemas numéricos.
O sistema binário é base para a Álgebra booleana (de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado).
O sistema binário é importante para a computação pois sua aritmética/lógica é muito simples de ser compreendida nos aparelhos eletrônicos, mais do que qualquer outro sistema. Esta simplificação ajudou na eficacia dos sistemas de computadores digitais, qualificando a eletrônica dos circuitos integrados.
O sistema binário é um sistema de numeração em que todas as quantidades que se representam com base em dois números, com o que se dispõe das cifras: zero e um (0 e 1). Em computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário.
O sentido da leitura do sistema binário é sempre A) crescente da esquerda para a direita.