O xamanismo é uma percepção religiosa que confere ao xamã, a capacidade de entrar em transe e se conectar com o mundo espiritual. Essa conexão o capacita para curar doenças, influenciar a natureza, facilitar a caça, adivinhar segredos, predizer o futuro, afastar o mal ou exercer funções de um sacerdote.
Xamã O sacerdote do xamanismo é o xamã, que geralmente entra em transe durante rituais xamânicos, manifestando poderes incomuns, invocando espíritos, plantas etc., através de objetos rituais, do próprio corpo ou do corpo de assistentes e pacientes.
No contexto indígena brasileiro, o pajé corresponde à imagem do xamã. ... No Brasil, esta tradição é conhecida como pajelança, e é comum o uso de instrumentos musicais característicos de nosso país, como maracás, zunidores, entre outros.
Haux Haux, Txai Para os yawanawás, a expressão significa uma saudação. Uma afirmação. Boas-vindas. Este é o “povo da queixada”, que etimologicamente faz parte do tronco linguístico Pano.
Aho: termo nativo-americano. Significa; com efeito, Amém, que assim seja, sim…..e outros do gênero. Alfa: Estado profundo de relaxamento.
O xamanismo é praticado por índios brasileiros, conhecidos como pajé. O pajé utiliza cânticos, danças, instrumentos musicais e substâncias psicoativas para se comunicar com entidades ancestrais a fim de afastar espíritos malignos e curar seus doentes.
O culto dos mortos era rudimentar. Algumas tribos incineravam seus mortos, outras os devoravam, e a maioria, como não houvesse cemitérios, encerrava seus cadáveres na posição de fetos, em grandes potes de barro (igaçabas), encontrados suspensos tanto nos tetos de cabanas abandonadas como no interior de sambaquis.
Há muitas coisas sagrados para os povos indígenas, a terra em que nascem e enterram seus mortos; os espiritos dos que se foram as forças da natureza comandadas por espiritos e deuses; os ritos que praticavam em danças e cantos.
Segundo a cultura indígena, o Avaxi Ete'i (Milho Guarani) é considerado um alimento sagrado e a partir deste ano letivo fará parte do cardápio das unidades municipais.
Sagihengu é o lugar onde começa o Kuarup e onde as comunidades indígenas afirmam ter ocorrido o primeiro Kuarup em homenagem a uma mulher: a Mãe. A cerimônia neste local homenageia a vida, apesar de ser uma cerimônia funerária. Outro lugar sagrado é Kamukuwaká, considerado local de passagem de vida e morte.
Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam. Ou seja: a terra não é apenas o lugar onde os índios moram. É um elemento central da religião e da identidade cultural deles.
Terras indígenas, segundo a legislação brasileira, são aquelas tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas do Brasil, habitadas em caráter permanente, utilizadas para as suas atividades produtivas, e imprescindíveis à preservação dos recursos naturais necessários para o seu bem-estar e sua reprodução física e ...
“Para os indígenas, a terra não é um bem econômico, mas um dom gratuito de seus antepassados”, afirma Papa Francisco. Divulgada no último dia 18 de junho, pelo Vaticano, a Encíclica "Ladauto Si" traz várias citações da relação dos povos indígenas com o meio ambiente.