A função do sensor de nível é medir o grau de combustível do tanque do veículo e transmitir a informação ao instrumento do painel. O acessório é instalado junto ao módulo de combustível e consiste em um flutuador que, por meio de uma haste articulada, aciona um contato deslizante sobre uma resistência.
Como testar o marcador de combustível no painel: multímetro Ligue a ignição do motor e teste com um multímetro entre o solo e o terminal positivo na parte de trás do medidor; deve ser marcado com um “+” ou “I”. Se não houver tensão, a falha está no circuito de ignição – e o medidor provavelmente está bom.
Caso ele esteja conectado, o problema pode ser na fiação interna. Por isso, com um multímetro no modo Ohms (Ω), é possível saber se o fio está com defeito, verificando se o nível máximo continua ou se está baixo, pois, ambos refletem mais ou menos combustível no tanque.
Marcador de combustível com defeito: verificando o fio e o marcador. Quando o fio é desconectado e fica no ar, a agulha do indicador de combustível deve estar lendo acima de cheio. Se a ponta está tocando o chão (sem fluxo de eletricidade), o indicador de combustível deve estar lendo abaixo de vazio.
Essa informação consta no manual do carro. Assim, quando a luz de advertência se acender no painel (com o desenho de uma bomba de combustível), é possível saber a quantidade aproximada de gasolina ou etanol restante. Levando-se em conta o consumo do veículo, é possível estabelecer quanto ainda dá para rodar.
Encontre o volume do seu tanque. Para determinar o volume de um tanque retangular, multiplique o comprimento (l) pela largura (w) e pela altura (h). A largura é a distância horizontal de lado a lado. O comprimento é a dimensão mais longa. A altura é o comprimento vertical de cima para baixo.
Você sabia que o medidor de gasolina faz pensar que o tanque tem menos combustível que de fato tem? Isso acontece porque este instrumento é impreciso. Ele pode indicar que esteja “vazio”, mesmo quando ainda existem alguns litros no tanque, também irá indicar que ainda está “cheio”, mesmo depois que você rode 100 km.
E se a gasolina acabar? Encoste o carro em um local seguro e sinalize (com o triângulo e o pisca-alerta ligado). Hoje, os postos só vendem combustível se for utilizado um galão próprio para esse fim. O uso de garrafas, por exemplo, está proibido, assim como de sacos plásticos e outros recipientes.
A pane seca ocorre pela distração do motorista que, muitas vezes, não presta atenção no marcador do painel que indica que o combustível está chegando ao fim. Em outros casos, o marcador de combustível não está funcionando corretamente e não controla o nível de combustível no tanque.
Então, já que você está sabendo que a gasolina está acabando, basta virar a torneira para a posição RESERVA e a gasolina começará a ser retirada da parte mais baixa do tanque, da base do canudo, que ainda está submersa com gasolina.
A luz de reserva indica que o tanque de combustível está próximo de se esgotar, mas o volume que há no compartimento pode variar entre 3 litros e até mais de 10 litros — no caso de modelos com tanque de grande capacidade para combustível.
Reserva do tanque tem entre 5 e 8 litros; evite sustos.
Ficha técnica Fiat Uno Way 1.
Os dois receberam nota A. De acordo com as medições oficiais, o Uno Mille 1.
Ficha técnica Fiat Uno Way 1.
Ficha técnica Fiat Uno Mille Fire Economy 1.
Novo Uno 2011 - Confira a ficha técnica detalhada das novas versões