Albicon em pó é recomendado para o tratamento de aftas, gengivites, estomatites, candidíase oral (sapinho) e para a prevenção do tártaro dentário.
Albicon® funciona diminuindo a acidez da cavidade oral (ação alcalinizante), eliminando microrganismos chamados fungos e bactérias (ação antisséptica), e também diminuindo a dor (ação anestésica). O início de ação é imediato (15 a 30 segundos).
Os dois medicamentos mais usados para acelerar a cicatrização das aftas são: Amlexanox (Aphthasol® ou Aftaid®). Acetonido de triancinolona (OMCILON- A ®).
Em alguns casos, principalmente quando a afta é incômoda e dolorosa, pode ser indicado o uso de pomadas anestésicas, como benzocaína, corticóides tópicos, como Triancinolona ou Fluocinonida, ou agentes cicatrizantes, como Policresuleno.
Aplicar sal, água oxigenada ou até o bicarbonato de sódio diretamente na lesão é uma péssima escolha. Mas existem remédios que podem ser feitos em casa que melhoram as dores provocadas pela afta. A dentista indica alguns: “Bochechos ou chá com própolis e aloe vera ajudam a aliviar bastante os incômodos.
Posologia Aplicar topicamente sobre as lesões uma pequena quantidade do pó de Albicon®, de 8 em 8 horas (3 vezes ao dia), após as refeições, ou, no caso de crianças, após as mamadas. Em casos de uso em gargarejos ou bochechos, dissolver uma colher de café (2,5 mL) do pó de Albicon® em meio copo de água.