As bandas servem para prender a parte final do fio ortodôntico. Os tubos possuem a mesma função, mas sua estrutura é colocada nos dentes, que nem os bráquetes. Muitos ortodontistas utilizam os anéis pela maior resistência durante a mastigação.
Algumas práticas auxiliam no tratamento deste problema são:
Procure manter uma boa saúde bucal, ou seja, escove os dentes depois das refeições e antes de dormir, passe o fio dental, utilize enxaguantes bucais e mantenha a limpeza correta de seu aparelho e dos acessórios. Lembre-se que o caso não pode avançar para a periodontite.
Segundo o profissional, a interrupção do uso do aparelho fixo vai depender de cada caso. “Se for uma doença gengival leve (gengivite leve) onde o paciente consegue fazer o controle e alterar o quadro, não há necessidade de retirar o aparelho e interromper o tratamento”, esclarece ele.
ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor. Contudo, estes medicamentos anti-inflamatórios não permitem tratar definitivamente o problema nos casos em que existe alguma doença relacionada.
Um ótimo remédio caseiro para gengivas inflamadas é o cataplasma de hidraste e mirra, pois estas plantas têm uma ação benéfica sobre as inflamações bucais, devido as suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, reduzindo a dor e acelerando a cicatrização. Gotas de extrato de mirra; Pó de hidraste.
A principal causa de inflamação na gengiva é o acúmulo de placa bacteriana. A exposição do tecido gengival à placa dental resulta na inflamação dele, e esse é considerado um sinal clínico de gengivite. Entre os indícios desse quadro estão alterações de cor, tamanho, forma, consistência e tendência a sangramento.
A dor na gengiva pode acontecer quando se escova os dentes com muita força ou devido quando se usa incorretamente o fio dental. No entanto, a dor na gengiva, quando frequente, pode ser indicativo de situações mais sérias e que necessitam de tratamento, como gengivite, sapinho ou câncer de boca, por exemplo.
Quais são os sinais de uma gengiva inflamada? A Associação Americana Dental (ADA) lista os sinais de inflamação da gengiva. Esses sintomas incluem gengiva avermelhada, inchada e/ou dolorida, bem como quando há sangramento na gengiva ao escovar os dentes, por exemplo, ou passar o fio dental.
A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.
A causa mais comum de gengiva inchada (também denominada gengiva inflamada) é a placa bacteriana que constantemente se forma na parte superior, ao redor e entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos (açúcares e amido) não são retirados da boca.
Os sintomas da gengivite são gengivas inchadas que possui coloração avermelhada ou roxa, gengivas extremamente sensíveis e doloridas, sangramento fácil (especialmente durante a escovação ou alimentação). Se a gengivite é diagnosticada precocemente pelo dentista ela pode ser tratada facilmente.
O clareamento gengival é realizado sob efeito de anestesia local e demora no total, cerca de uma hora. Esta técnica consiste na remoção da melanina (proteína de cor marrom que pigmenta a pele) pela dermoabrasão, ou seja, uma descamação superficial da gengiva capaz de remover estes pigmentos.