Utilizado desde o final do século XIX, o exame de líquor é de grande importância no diagnóstico de doenças neurológicas, como neuroinfecções, doenças inflamatórias do sistema nervoso, doenças neurovasculares, demências e neoplasias que atingem, de forma direta ou indireta, o sistema nervoso.
Análise citológica A contagem total de leucócitos no LCR representa o mais sensível parâmetro para caracterização de uma doença inflamatória do sistema nervoso central (SNC).
O exame do líquido cefalorraquidiano serve para o diagnóstico de doenças como a meningite ou de outras estruturas do sistema nervoso, pode também confirmar hemorragias no cérebro ou na medula.
Causas comuns Destacamos que além do envelhecimento, entretanto, o uso excessivo da coluna durante o cotidiano, bem como a realização de movimentos e/ou exercícios de forma inadequada são também fatores que favorecem a desidratação discal. Logo, indivíduos mais novos podem ser acometidos por tal processo.
Opções de Tratamento para Degeneração do Disco Geralmente a degeneração do disco intervertebral pode ser tratada sem cirurgia. Fisioterapia, antiinflamatórios e injeções costumam dar alívio adequado aos sintomas.
Para uma boa recuperação, é preciso não deixar de fazer sessões de fisioterapia, para recuperar os movimentos mais rapidamente. Dessa forma, o paciente consegue voltar às suas atividades normais entre 5 a 10 dias após a cirurgia de hérnia de disco.
O abaulamento discal, também chamado de protrusão discal, é o processo inicial de uma hérnia de disco. Ele acontece quando o disco intervertebral acaba se desgastando ou perdendo elasticidade e, assim, deslocando-se de sua posição original.
Os abaulamentos dos discos de L4-L5 e L5-S1 são as duas localizações mais freqüentes de desgaste do disco intervertebral. Estão relacionados principalmente a um desbalanço da musculatura vertebral e abdominal (hipotrofia muscular) com um excesso de carga sobre o espaço discal.