Para Que Serve Atorvastatina 80 Mg?

Para que serve atorvastatina 80 mg

La atorvastatina es un medicamento de la familia de las estatinas que sirve como tratamiento adicional a la dieta para reducir los niveles elevados de colesterol y triglicéridos en sangre. Este medicamento es indicado en adultos, adolescentes y niños a partir de 10 años, cuando no han obtenido buenos resultados con la dieta y cambios en el estilo de vida.

Mialgia foi relatada em pacientes tratados com atorvastatina (vide item 9. Reações Adversas). Miopatia, definida como dor ou fraqueza muscular em conjunto com aumentos nos valores de creatina fosfoquinase (CPK) maiores que 10 vezes o limite superior da normalidade, deve ser considerado em qualquer paciente com mialgias difusas, alterações da sensibilidade ou fraqueza muscular e/ou elevações consideráveis de CPK. Os pacientes devem ser instruídos a relatar imediatamente a ocorrência inesperada de dor muscular, alterações da sensibilidade ou fraqueza muscular, particularmente se for acompanhada de mal-estar ou febre. O tratamento com Atorvastatina Cálcica deve ser descontinuado no caso de ocorrência de níveis consideravelmente elevados de CPK ou se diagnose ou suspeita de miopatia. O risco de miopatia é aumentado com a administração concomitante de medicamentos que aumentam a concentração sistêmica de atorvastatina. Muitos destes fármacos inibem o metabolismo do citocromo P450 3A4 (CYP 3A4) e/ou o transporte do fármaco. A CYP3A4 é a principal isoenzima hepática conhecida por estar envolvida na biotransformação da atorvastatina. Os médicos que considerarem o tratamento concomitante de atorvastatina e fibratos, eritromicina, medicamentos imunossupressores, antifúngicos azólicos, inibidores da protease do HIV / HCV, letermovir ou niacina em doses que alteram o perfil lipídico, devem avaliar cuidadosamente os potenciais benefícios e riscos e devem monitorar cuidadosamente os pacientes para qualquer sinal e sintoma de dor muscular, alterações da sensibilidade ou fraqueza muscular, particularmente durante os meses iniciais de tratamento e durante qualquer período de aumento de dose de um dos medicamentos. Por isso, doses menores iniciais e de manutenção de atorvastatina também devem ser consideradas quando a atorvastatina é administrada concomitantemente com os medicamentos citados (vide item 8. Posologia e Modo de Usar). Não se recomenda o uso concomitante de atorvastatina e ácido fusídico, portanto, a suspensão temporária de atorvastatina é aconselhável durante o tratamento com ácido fusídico. Determinações periódicas de creatina fosfoquinase (CPK) podem ser consideradas em tais situações, mas não há qualquer garantia de que tal monitoração irá prevenir a ocorrência de miopatia grave. A atorvastatina pode causar elevação dos níveis de creatina fosfoquinase

Como tomar

Aliás, o medicamento consta da Rename 2020 (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), por isso tem distribuição gratuita em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Para ter acesso a ele, basta apresentar a receita médica.

Los comprimidos masticables pueden contener 10 a 20 mg de atorvastatina, y la dosis debe ser indicada por el médico de manera individualizada, de acuerdo con los niveles de colesterol sanguíneo y la situación a tratar. La dosis máxima por día de atorvastatina es de 80 mg.

Desta forma, deve-se ir ao hospital imediatamente se surgirem sintomas como dor muscular inexplicável, fraqueza, cansaço excessivo, febre, confusão mental, agitação ou delírio, por exemplo. Saiba identificar os sintomas da rabdomiólise.

Educación

Educación

La toronja (el pomelo) puede interactuar con atorvastatin y causar efectos secundarios. Evite consumir productos que contengan toronja y beber más de 1.2 litros de jugo de toronja por día.

Em pacientes tratados com atorvastatina 80 mg houve poucos casos de AVC de qualquer tipo (265 de atorvastatina vs. 311 de placebo) e poucos eventos de DAC (123 de atorvastatina vs. 204 de placebo). A mortalidade total foi similar nos grupos de tratamento (216 de atorvastatina vs. 211 de placebo). A incidência total de eventos adversos e eventos adversos sérios foi similar entre os grupos de tratamento.

Além disso, a atorvastatina pode ser indicada para pessoas que já têm alguma doença coronariana e se deseja diminuir o risco e a gravidade da alteração cardiovascular, além de diminuir a possibilidade de hospitalização por insuficiência cardíaca.

Reciba nuestro boletín informativo gratuito en español

É indicado evitar o consumo de quantidades substanciais de álcool durante o tratamento com atorvastatina. O risco, nesse caso, é o desenvolvimento de lesão hepática, que pode até ser fatal.

O medicamento tem contraindicação para gestantes e pessoas que estão programando gravidez. Todas as mulheres em idade fértil devem ser educadas sobre o potencial risco para o feto do uso da atorvastatina. O tratamento com ela deve ser descontinuado tão logo se tenha notícia da gestação.

¿Cuáles son los posibles efectos secundarios de atorvastatin?

¿Cuáles son los posibles efectos secundarios de atorvastatin?

Em um estudo dose-resposta, a atorvastatina (10 mg – 80 mg) demonstrou reduzir as concentrações de CT (30% – 46%), LDL-C (41% – 61%), apo B (34% – 50%) e triglicérides (14% – 33%). Estes resultados são compatíveis em pacientes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica, formas não familiares de hipercolesterolemia e hiperlipidemia mista, incluindo pacientes com diabetes melito não insulino-dependentes.

Busque ayuda médica de emergencia si observa signos de una reacción alérgica (ronchas, dificultad para respirar, hinchazón en la cara o garganta) o una reacción grave en la piel (fiebre, dolor de garganta, quemazón en los ojos, dolor en la piel, sarpullido rojo o púrpura con ampollas y descamación).

O efeito de medicamentos coadministrados sobre a farmacocinética de atorvastatina, bem como o efeito da atorvastatina sobre a farmacocinética de medicamentos coadministrados é resumido nas Tabelas 5 e 6.

¿Cómo debo almacenar o desechar este medicamento?

Vide item Quais as contraindicações do Atorvastatina Cálcica? e item Como usar o Atorvastatina Cálcica?.

Fale com seu médico sobre sua intenção de amamentar. Ele poderá indicar uma medicação alternativa, até que se tenham mais dados sobre segurança do fármaco durante a amamentação de um recém-nascido ou bebê prematuro.

Farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364) | Drogarias On Line Agência de Farmácias LTDA | Consulta Remédios | CNPJ/MF 08.434.085/0001-28 | Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 721. Mercês. Curitiba. Paraná. Brasil. CEP 80510-342.

¿Qué sucede si me salto una dosis?

A magnitude das interações medicamentosas mediadas por CYP3A e OATP1B1/1B3 em medicamentos coadministrados pode ser diferente quando o letermovir é coadministrado com ciclosporina. O uso de atorvastatina não é recomendado em pacientes que tomam letermovir coadministrado com ciclosporina.

Em pacientes com hiperlipoproteinemia de Fredrickson tipos IIa e IIb, agrupados a partir de 24 estudos clínicos controlados, as mudanças percentuais médias (25º e 75º percentil) do valor basal de HDL-C para atorvastatina 10, 20, 40 e 80 mg foram 6,4 (variando entre -1,4 e 14,0); 8,7 (variando entre 0 e 17); 7,8 (variando entre 0 e 16) e 5,1 (variando entre -2,7 e 15), respectivamente. Adicionalmente, as análises dos dados demonstraram um decréscimo consistente e significativo no CT, LDL-C, triglicérides, razão CT/HDL-C e LDL-C/HDL-C.

Quais os efeitos colaterais de atorvastatina cálcica?

Os efeitos adversos mais frequentes (reação comum - ocorre em 1% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento) que podem ser associados ao tratamento com Atorvastatina cálcica são: nasofaringite (resfriado comum), hiperglicemia (aumento de glicose do sangue), dor faringolaríngea (de garganta), epistaxe ( ...

Qual a indicação de atorvastatina?

Atorvastatina cálcica comprimidos revestidos é indicado para tratamento de: • hipercolesterolemia (aumento da quantidade de colesterol no sangue) isolada; • hipercolesterolemia associada à hipertrigliceridemia (aumento dos níveis sanguíneos de outro tipo de gordura); • hipercolesterolemia associada à redução dos níveis ...

Quais os benefícios do atorvastatina?

Desenvolvida em 1985, a atorvastatina só entrou no mercado em 1997, e é considerada um dos medicamentos mais vendidos de todos os tempos. O fármaco é utilizado para baixar os níveis de colesterol (LDL) no sangue e prevenir eventos cardiovasculares.

Qual é a diferença entre sinvastatina e atorvastatina?

A principal diferença reside na potência da estatina. A sinvastatina 20 mg reduz em média 26% do LDL colesterol, a atorvastatina 37% e a rosuvastatina 46%. Portanto, a escolha da estatina deve ser individualizada, baseada no risco cardiovascular de cada paciente.

Quanto tempo leva para atorvastatina fazer efeito?

A maioria dos pacientes é controlada com 10 mg de atorvastatina em dose única diária. A resposta terapêutica é evidente dentro de 2 semanas, e a resposta máxima é geralmente atingida em 4 semanas. A resposta é mantida durante tratamento crônico.

Qual a diferença entre o remédio Atorvastatina e Sinvastatina?

As duas medicações pertencem à classe das “estatinas”, porém são medicações diferentes. O Lipitor é um dos nomes comerciais da Atorvastatina. A Sinvastatina é uma outra estatina. A Atorvastatina é considerada mais potente em reduzir os níveis de colesterol, porém normalmente é mais cara.

Qual o melhor remédio para colesterol e triglicerídeos?

O clofibrato é um remédio utilizado em casos de níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, que deve ser ingerido durante das refeições, para ajudar a regular os níveis de VLDL, LDL e triglicerídeos no sangue.

Qual o melhor sinvastatina atorvastatina ou rosuvastatina?

Rosuvastatina é mais eficaz do que a atorvastatina na redução do colesterol LDL. Em uma comparação direta, o agente redutor do colesterol (ainda sob investigação), rosuvastatina, parece ser mais eficaz do que a atorvastatina.