Posição de Fowler: é usada pra descanso, conforto, exames e tratamentos do paciente. Em casos de cardíacos serve para facilitar a respiração.
Posição de Flower: A posição de Fowler é uma posição semi-sentada usada para tratamento de pacientes com dispnéia após cirurgia de tireóide, abdominal ou cardíaca quando espera-se que haja drenagem e em alguns casos de pneumonia.
A posição de Trendelenburg é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os membros inferiores são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Posição utilizada para cirurgias de órgãos pélvicos e laparotomia de abdome inferior.
2- POSIÇÃO DE TRENDELENBURG OU TRENDELENBURG MODIFICADA São geralmente usadas para cirurgia do abdome inferior (permite que a gravidade ajude a mante as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal) e em algumas cirurgias nos membros inferiores ajudando na hemostasia.
Posição preferencial para o toque vaginal. Consiste em a observada estar em decúbito lateral com as coxas fletidas (mais acentuadamente a que assenta sobre a marquesa) e com o braço oposto estendido para trás e ao longo do dorso.
As posições cirúrgicas são posturas em que os pacientes devem ser dispostos para que um procedimento cirúrgico possa ser executado. Ainda que pareça sempre muito simples deixar um paciente deitado, de costas para a maca, a depender do procedimento a ser realizado essa pode ser a pior posição possível para ele.
Posição de pronação ou decúbito ventral É a posição em que o paciente fica deitado sobre o abdome, podendo ser de pequena duração ou de curta duração. Curta Duração: Braços. Cabeça voltada para o lado, sem travesseiros. Longa Duração: Braços estendidos ao longo do corpo.
Na posição anatômica, o individuo deverá estar em pé (posição Bípede), com a face voltada para frente (olhar para o horizonte), membros superiores estendidos e aplicados ao tronco com as palmas das mãos voltadas para frente, assim como os membros inferiores unidos e com as pontas do dedos voltadas para frente.
5. Anatomia Antropológica: Estudo de grupos humanos atuais ou antigos a partir do conhecimento anatômico.
Essa disciplina, que estuda diferentes exemplares de seres vivos, em especial os vertebrados, para apontar e analisar semelhanças e diferenças entre eles, teve na UFRN um dos primeiros lugares de destaque. “A primeira turma de Anatomia Comparada aqui da UFRN é de 1983.
A anatomia radiológica é essencial para que o campo da radiologia seja útil na medicina e em outros campos da saúde. Ela se refere ao estudo das estruturas anatômicas do corpo humano por meio das imagens proporcionadas por raio-X, TC, Ressonância Magnética e demais exames de diagnóstico de imagem.
O estudo da anatomia aplicada, busca integrar o conhecimento anatômico aos diversos procedimentos técnicos e às rotinas médicas, tanto na avaliação semiótica (exame físico), quanto nos estudos de imagem (radiografias/tomografias/ressonâncias).
Imaginologia são métodos que usam imagem como meio de diagnóstico. Também conhecida como “imagenologia”, tem se destacado na clínica médica por se tratar de um método não invasivo de detecção de patologias.
A radiologia é a especialidade médica que, como o nome diz, utiliza radiações para realizar diagnósticos e até mesmo o tratamento de algumas doenças.