Em economia, deflação é um fenômeno em que os preços de produtos e serviços caem em determinado período. É um movimento contrário ao da inflação, quando os preços sobem. Uma de suas causas é uma determinada crise econômica, quando os consumidores compram menos e forçam as empresas a reduzirem seus preços.
Se a inflação é ruim, a deflação seria algo bom? Na verdade, é ruim também, mas de forma completamente diferente. A deflação acontece quando há queda nos preços das mercadorias por falta de consumidores.
Ou seja, enquanto a inflação se refere ao aumento geral dos preços, a deflação é a queda. Se o índice geral de preços ao consumidor sobe, pode-se dizer que houve inflação no período. Se os preços caem, houve deflação.
Inflação é um termo econômico utilizado para designar o aumento geral dos preços. Esse termo representa o aumento do custo de vida para o consumidor e para as empresas, resultado da elevação do preço dos produtos e da desvalorização da moeda.
A inflação é um fenômeno econômico caracterizado pela alta generalizada e persistente dos preços. É importante entender que a variação nos preços é comum em qualquer economia. Os preços oscilam por conta dos próprios movimentos de mercado. Quando a população tem mais dinheiro para consumir, os preços tendem a subir.
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial no país, fechou 2020 a 4,52%. Esse é o maior nível para um ano desde 2016, quando foi de 6,29%. Em 2019, a inflação foi de 4,31%.