A Akatsuki é uma organização criminosa do anime Naruto, que é conhecida pelos seus membros usarem anéis distintos. Cada anel possui um significado e simboliza a posição do membro dentro da organização. Conhecer o significado por trás desses anéis é essencial para entender a história da Akatsuki e seus membros.
Da mesma forma, Zetsu também era visto como alguém assim, já que ele tinha a capacidade de absorver o chakra de outras pessoas, deixando-as sem vida. Dessa forma, a analogia entre o animal e o personagem se torna evidente.
O anel que originalmente pertencia a Sasori e posteriormente passou para Tobi apresenta o kanji ‘gyoku’, que significa ‘esfera de jóias’. Embora a palavra possua esse significado, ela também é usada para representar o “general de joias” no jogo de Shogi, que é o equivalente japonês ao xadrez.
Na Akatsuki do Pain, o Zetsu age como um “mensageiro” do líder, como espião e para eliminar evidências e corpos das missões da organização.
Os anéis da Akatsuki são um desses elementos místicos da série, cujo propósito pode permanecer vago, mas a natureza simbólica desses anéis vale a pena explorar. Embora seja difícil decifrar completamente o seu significado, a profundidade e o simbolismo desses anéis fazem parte integrante da mitologia da Akatsuki.
Nagato controla tudo de sua base na Vila da Chuva e se comunica com os outros membros da Akatsuki com a ajuda do Zetsu. Quase nenhum de seus companheiros de organização conhece a verdade sobre seus poderes e corpos e quando ele precisa aparecer pessoalmente, ele usa o corpo Tendo – que era o Yahiko.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
Por conta da fama que o grupo estava alcançando, a Akatsuki chama a atenção de Danzo, da Folha, e Hanzo, da Chuva. Eles montam uma emboscada para a Akatsuki onde o próprio Hanzo e seu exército elimina boa parte dos shinobis, incluindo Yahiko.
Geralmente, durante as missões, é a Konan quem guarda o corpo original do Pain. Em último caso, a máquina especial que auxilia o Nagato possui uma arma escondida que atira transmissores de chakra no inimigo. Caso acerte, o alvo é imobilizado pelo poder do Rinnegan.
No entanto, a ideia foi eventualmente descartada pelo criador da série, Kishimoto, principalmente devido à mudança na direção da história e à falta de tempo para se concentrar nesse conceito. Durante as partes iniciais de Shippuden, no entanto, esses anéis foram retratados como sendo de grande valor, com alguns membros arriscando suas vidas para recuperá-los.
O Anel de Hidan é adornado com o kanji para ‘san’, que significa ‘três’ em japonês. O número três tem um significado simbólico importante na vida de Hidan, já que muitos aspectos dela envolvem esse número.
Tobi age dessa forma até o momento da morte do Nagato e do Itachi – que acontecem em períodos muito próximos. Depois disso, ele começa a usar a identidade de Madara Uchiha, tenta recrutar o Sasuke para a Akatsuki, enfrenta a Konan, quando a kunoichi deserta a organização, e declara a Quarta Guerra Mundial Ninja durante a reunião dos cinco Kages.
O emblema de sua aldeia natal na Terra das Águas Quentes é representado por três linhas onduladas, sua icônica foice tem três lâminas e o próprio deus de Hidan, Jashin, é representado por um triângulo dentro de um círculo. Essas referências ao número três tornam o anel de Hidan um símbolo significativo de sua vida e devoção a Jashin.
O anel de Itachi é gravado com a palavra ‘shu’, que significa ‘carmesim’ em japonês. Essa cor tem várias implicações na vida de Itachi, representando seu passado implacável de massacrar todo o seu clã a sangue frio, além de fazer referência ao seu famoso Sharingan.
Sasori deixa a Vila da Areia depois de ficar desiludido com a fragilidade humana e ter seu trabalho com marionetes “orgânicas” questionado. Ele se torna um ninja renegado e começa atuar como um mercenário nas sombras. Anos depois ele é recrutado para Akatsuki pela Konan, depois de perder um duelo contra a kunoichi.
Em dupla com a Konan, ele dificilmente atua diretamente nas missões da Akatsuki por conta da fragilidade do seu corpo principal. No anime, vemos os dois caçando Bijuus como os outros membros do grupo, mas esses são episódios fillers.
Kisame se torna um dos Sete Espadachins depois de matar seu superior, Fuguki Suikazan, que carregava a Samehada. Nessa época, a Vila da Névoa já era controlada pela Akatsuki através do Quarto Mizukage. É assim que o shinobi conhece o Obito – se passando por Madara – que lhe convida para o grupo lhe contando sobre o plano do Tsukuyomi Infinito.
Konan é uma das sobreviventes da emboscada criada por Hanzo para a Akatsuki. É ela quem acalma e cuida do Nagato depois do final trágico da batalha. A kunoichi passa a ser o braço direito do Pain a partir daí.
Por outro lado, representa Tobi, também conhecido como Obito, o verdadeiro cérebro por trás da Akatsuki, que manipulava todos os outros membros como seus peões no jogo de xadrez da organização.
No anel de Orochimaru está gravado o kanji para ‘Ku’, que significa ‘céu’, ‘vazio’ ou ‘vazio’, cada um com um significado que se relaciona com a personalidade do personagem de maneiras diferentes. Sasuke faz uma analogia usando uma cobra e um falcão para ilustrar como Orochimaru nunca poderia alcançar o céu.