A origem mundial da igreja ocorreu no ano de 1906 em Los Angeles, quando um grupo passou a orar em línguas estranhas durante as reuniões de oração. A frente das reuniões estavam os pastores Charles Fox Parham e William Seymour.
No exercício eclesiástico de forma prática na Igreja, encontramos a seguinte ordem hierárquica: A – O Pastor Presidente (Bispo) é o líder da Igreja. B – Os Pastores auxiliares (Presbíteros), estão subordinados ao Pastor Presidente que exerce a administração geral da Igreja.
O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.
Segundo dados oficiais do CAGED, o salário médio de um padre no Brasil é de R$ 2.
Mas além dos 2100 párocos, há que ter em conta os 1900 padres que são professores (600 em exclusivo) e os 20 que são capelães do Exército, assim como os 300 cónegos e os 40 bispos. No caso destes 2260, a média salarial deve, segundo fonte da CEP, rondar os 1150 euros.
Salários de Igreja Universal do Reino de Deus