A PSC teve seu primeiro registro em 1810 no estado do Tennessee, nos Estados Unidos. O vírus chegou à Europa no final do século XIX e, em 1899, desembarcou na América do Sul. De acordo com a OIE, a PSC é encontrada na América Central e do Sul, Ásia, Europa e algumas regiões da África.
SINTOMAS: Hemorragia, que pode levar à morte; febre alta; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarréia; falta de apetite; esterilidade e abortos; leitões natimortos ou com crescimento retardado.
Os principais sintomas dessa doença são febre alta, andar cambaleante, diarreia fétida, inapetência, vômitos, manchas azuladas na pele, esterilidade e abortos, leitões natimortos ou com crescimento comprometido, prostração e morte em um curto período (1 a 2 semanas).
A doença de Aujeszky (pseudoraiva) é uma enfermidade de suínos economicamente importante e altamente contagiosa. Essa infecção viral tende a causar sinais nervosos em animais jovens, doença respiratória em suínos mais velhos e perdas reprodutivas em matrizes.
Normalmente, a conjuntivite não necessita de tratamento. Ela tende a regredir de forma espontânea. O tratamento só é necessário para a ceratoconjutivite. Nesses casos, a medicação será a base de antimicrobianos tópicos em formulação oftalmológica e/ou de uso parenteral (intramuscular, subcutâneo ou endovenoso).
Controla e previne as pneumonias da febre dos transportes e as infeções do pós-operatório e pós-parto. Suínos: Tratamento da pneumonia, leptospirose, mal rubro, complicações da peste, carbúnculo, poliartrite infeciosa, afeções gastrointestinais, mamite, metrite, onfaloflebite e feridas infetadas.
Milho e Soja O milho moído e o farelo de soja, como já é do conhecimento de experientes produtores, têm a função básica nutricional para os porcos.
A Salmonelose ou paratifo dos leitões causa uma pneumonia conhecida popularmente por batedeira. É uma doença infecciosa que ocorre entre cinco semanas a quatro meses.
Quais são as típicas doenças em suínos?
O Paratifo dos leitões nada mais é que a Salmonelose (diarréia) comumente complicada com a Pasteurelose (“Batedeira”), que são doenças febris, infecto-contagiosas, causadas por germes que atacam os suínos ocasionando grande número de mortes.
Existe um calendário vacinal para suínos?
IVOMEC Injetável é uma solução de ivermectina a 1% p/v. ... Para suínos, a dosagem aprovada é de 300 mcg de ivermectina/kg, administrado por via subcutânea, na proporção de 1 ml para cada 33 kg de massa corporal.
Aplicação no local correto do animal: As vacinas podem ser aplicadas via intramuscular, subcutânea ou oral. Deve-se seguir o que manda a bula. Para aplicação via intramuscular, deve-se aplicar a vacina na região do pescoço do suíno e para via subcutânea, deve-se aplicar na prega atrás da orelha.
INDICAÇÃO: Na profilaxia da pasteurelose suína, paratifo dos leitões, erisipela suína, rinite atrófica, leptospiroses e diarreias causadas por Escherichia coli (colibacilose).
No entanto, a forma mais eficiente e segura é a aplicação injetável de 200mg de ferro, normalmente em uma única dose. A aplicação intramuscular ou subcutânea consiste na aplicação de uma dose única injetável contendo um composto orgânico de ferro, entre o primeiro e o sétimo dia de vida do animal.
Suínos: aplicar por injeção subcutânea na dose de 1 mL para cada 33 kg de peso vivo. Em leitões jovens, abaixo de 16 kg de peso vivo, recomenda-se o emprego de doses precisas por meio de seringas calibradas a cada 0,1 mL. A dose indicada para suínos proporciona a dosagem de 300 μg/kg de peso vivo de ivermectina.
Ivomec Injetável - 50ml Dectomax é um parasiticida injetável de amplo espectro para bovinos, suínos e ovinos. Uma injeção de pequeno volume controla eficazmente uma ampla variedade de vermes redondos e artrópodes que comprometem a saúde e a produtividade dos bovinos, suínos e ovinos.
7 remédios caseiros para vermes intestinais
Ela deve ser vacinada contra paratifo, com vacina antibacteriana, e receber uma dose de vermífugo, entre 10 e 20 dias antes do parto.