Esses gânglios são separados em duas categorias diferentes: Os gânglios simpáticos, formados por neurônios multipolares de fibras nervosas dispersas; e gânglios parassimpáticos, estes podem estar próximos aos órgãos efetores (gânglios terminais) ou encostados em sua parede (gânglios intramurais).
Vimos que os neurônios pré ganglionares do SN parassimpático estão situados no tronco encefálico e medula sacral. Isto permite dividir o SN em duas partes, uma craniana e outra sacral. A parte craniana do SN é constituída por alguns núcleos do tronco encefálico, gânglios e fibras nervosas dos nervos cranianos.
Linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos, são órgãos formados por tecido linfoide e estão distribuídos por todo nosso corpo. Eles estão localizados, por exemplo, nas axilas, na virilha e no pescoço e estão ligados a vasos linfáticos.
Como tratar a íngua Remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, orientados pelo médico, podem aliviar a dor ou sensibilidade no local. Um bom remédio caseiro é tomar chá de eucalipto e usar compressas de argila, pois eles ajudam a desinflamar e fortalecer as defesas do organismo.
A causa mais comum da formação de um nódulo nas axilas é a furunculose. Conhecido comumente como “íngua”. Esta íngua se deve a uma infecção de uma glândula produtora de suor, produzida quase sempre por um pelo inflamado. O suor não pode sair e as bactérias começam a se acumular no local.
A cirurgia para retirar um nódulo da mama é conhecida como nodulectomia e, geralmente, é um procedimento relativamente simples e rápido, que é feito através de um pequeno corte na mama junto do nódulo.