Flebite é uma inflamação das veias que acontece freqüentemente em pacientes que utilizam cateter venoso periférico, seja para a administração da nutrição parenteral (NP) ou para medicação. É caracterizada por eritema, trombose, dor no local da inserção do cateter e edema (1,2).
Para o tratamento da tromboflebite profunda, o médico poderá indicar o uso de anticoagulantes como a heparina, varfarina ou rivaroxabana, por exemplo, que diminuem a formação de trombos, prevenindo complicações cardíacas ou pulmonares.
A tromboflebite (ou apenas flebite) acontece quando o sangue coagula em uma veia do sistema venoso superficial. Ou seja, é uma trombose venosa superficial.
De um modo geral, a flebite desaparece por si só. A administração de um analgésico, como a aspirina ou o ibuprofeno alivia a dor. Embora a flebite melhore numa questão de dias, podem passar várias semanas até que as irregularidades da veia e a sensação de dor desapareçam por completo.
A flebite é uma inflamação das veias que pode ser provocada por diversos agentes, como medicamentos. O tempo de recuperação é variável entre as 1 a 2 semanas, podendo prolongar-se a depender de cada caso.
O prognóstico da tromboflebite é bom, havendo resolução do quadro inflamatório em até 6 semanas; a veia trombosada pode ficar palpável ou endurecida por alguns meses.
A flebite consiste na inflamação do vaso, podendo ser classificada, segundo o fator predisponente, como flebite química, quando tem relação com a administração de medicamentos ou soluções de risco; flebite mecânica, que pode resultar do trauma ocasionado pelo cateter na parede do vaso e flebite infecciosa, relacionada ...
Flebite é toda inflamação da parede de uma veia. Ela pode ocorrer em qualquer veia do corpo, de médio ou de grande calibre, mas afeta principalmente as veias varicosas das pernas, mais frequentemente as do sistema venoso superficial.
A flebite sempre provoca os sinais de uma inflamação aguda: rubor, calor, dor e edema . A febre pode ou não ocorrer, mas geralmente não é muito alta. Essa reação inflamatória adere firmemente o trombo (coágulo sanguíneo devido à agregação das plaquetas ) às paredes da veia, dificultando que ele se desprenda.
Para isso, pode-se fazer um suco de uvas pretas, que é rico em resveratrol, que é uma substância que facilita a circulação sanguínea, ou fazer um chá de castanheira da Índia, que possui propriedades que aumentam a força das paredes das veias.
A flebite um termo utilizado para designar todo tipo de inflamação da parede das veias. Esta inflamação da parede do vaso permite a aderência de plaquetas, células responsáveis pela coagulação do sangue, e estas podem formar um trombo, levando a uma condição chamada tromboflebite.
O tratamento para hemorroidas pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo proctologista para aliviar a dor e o desconforto, como Paracetamol ou Ibuprofeno, pomadas como Proctyl ou Ultraproct, ou cirurgia, nos casos mais graves, em que a hemorroida fica "presa" no ânus, por exemplo.
Como evitar a má circulação nas pernas e pés?
Medidas simples podem ajudar o sangue a circular corretamente pelo organismo
6 sucos caseiros para má circulação sanguínea
3 chás para melhorar a circulação sanguínea
Alguns alimentos como a laranja, a pimenta caiena, o gengibre e o alho possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a circulação sanguínea, permitindo aliviar os sintomas de má circulação, como retenção de líquidos, sensação de mãos frias e dor e cansaço nas pernas, por exemplo.
Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.
A principal forma de identificar a má circulação nas pernas é por meio dos sintomas, sendo os principais:
O ecodoppler é um exame simples, realizado através de ultrassons. Ele permite avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo. Ou seja, por meio dele é possível analisar a presença de coágulos, oclusões e aneurismas, o funcionamento de válvulas, o estreitamento de artérias e mais.
Sintomas
Os dedos podem ficar vermelhos, o que significa que a oxigenação do sangue está boa, e a circulação, saudável. Ou ficarão pálidos/azulados: nesse caso, pode ser um sinal de problemas na circulação ou no transporte de oxigênio pelo corpo e é interessante procurar um médico especialista.
Diagnósticos dos exames vasculares