O músculo redondo menor é um músculo posterior do ombro que se estende da escápula até a cabeça do úmero. Ele é um dos quatro músculos do manguito rotador, juntamente com o supraespinhal, o infraespinhal e o subescapular.
O músculo redondo maior tem inserção de origem no ângulo inferior da escápula e inserção terminal no lábio medial do sulco intertubercular do úmero. O músculo supraespinal tem inserção de origem na fossa supraespinal da escápula e inserção terminal no tubérculo maior do úmero.
Os principais músculos que inserem (distal ou proximalmente) na escápula são:
A cintura é composta por músculos que ligam à coluna vertebral a escápula que são o trapézio, grande dorsal, romboides (maior e menor) e levantador da escápula. É composta também por músculos que ligam o tórax a escápula que são os peitorais (maior e menor), subclávio e serrátil anterior.
São acidentes ósseos da escápula e do úmero, respectivamente:
Trapézio — é um músculo plano de forma triangular, tem origem ao longo da coluna torácica e inserção na região posterior do ombro (espinha da escápula e acrômio) e na base do crânio (linha nucal do occipital), e é inervado pelo nervo acessório.
O trapézio estabiliza e segura a lâmina escapular no tórax e realiza numerosas tarefas. Ele move a lâmina escapular medialmente e a roda externamente. Adicionalmente, a porção descendente causa elevação da escápula (omoplata) enquanto a porção ascendente abaixa tal osso.
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
Podem existir muitas razões para sentirmos dores no ombro. Por exemplo, a dor pode ser causada por inflamação dos tendões (bursite, tendinite), causada por um rompimento no ligamento ou por osteoartrite, o que pode dar origem a dor e ao desconforto no ombro.