Lagoa Mirim (em espanhol: Laguna Merín) é uma lagoa localizada na fronteira entre o estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, e o Uruguai. É a segunda maior lagoa do Brasil (menor apenas que a Lagoa dos Patos).
A Lagoa dos Patos é uma laguna, porque se comunica com o mar através de um canal. O primeiro curso de Oceanografia do Brasil foi implantado em 1971 na Universidade Federal do Rio Grande. Os botos podem nadar centenas de quilômetros em poucos dias.
“O nome da região é herança de uma tribo indígena que habitava o Rio Grande do Sul no início da colonização da Brasil, e que se chamava 'patos'. E a lagoa é, na realidade, uma laguna, sistema que se caracteriza pela ligação com o mar, por meio de estuários.
10.
O topônimo atual surgiu quando em 1903, se construiu uma pequena represa no córrego Boqueirão, provocando a formação de considerável lagoa. Logo depois ela passou a ser o ″Habitat″ de Patos selvagens. Sem causa conhecida, a lagoa se transformou num pantanal causando o êxodo das aves.
7 m
A Lagoa dos Patos situa-se na planície costeira do Rio Grande do Sul, e conecta-se com o oceano no município de Rio Grande. ... Este ecossistema constitui-se na mais importante área de criação, alimentação e reprodução de muitas espécies marinhas do sul do Brasil.
Lagoa dos Patos
Lagoa Merín
Enquanto o lago e a lagoa são porções de terra com altitudes inferiores ao ambiente circundante, retendo e acumulando uma relativa quantidade de água, a Laguna é um espaço que apresenta algum tipo de ligação com a água do mar.
Uma lagoa é um corpo de água com pouco fluxo, mas geralmente sem água estagnada, podendo ser natural ou feita pelo Homem (artificial), e é usualmente menor que um lago. ... Lagoas e lagos diferenciam-se dos rios, córregos e outros cursos d'água em razão da velocidade da corrente.
Lago é o nome utilizado para designar uma depressão de formação natural que armazena de maneira constante uma elevada quantidade de água. A água contida em um lago pode ter várias origens, como: nascente própria, água da chuva, água salgada de mares antigos, de rios e derretimento de geleiras.
Lago é acumulação permanente de águas em grande extensão numa depressão de terreno fechada. Represa é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. ... Em lagos também existem criações de peixes.
DIQUE: barragem construída para evitar a invasão de água em determinada área e mantê-la seca para aproveitamento. ... AÇUDE: É a barragem construída para represar a água de um rio afim de serem utilizadas na indústria, na agricultura ou no abastecimento de cidades.
O rio é uma corrente natural de água que flui continuamente. ... O mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano.
Como fazer um lago artificial: passo a passo
Você pode instalar a cascata aproveitando a inclinação natural do terreno ou pode criar uma queda utilizando tijolos e pedras. Quanto mais alta e íngreme a inclinação, mais rápido será o fluxo da água e mais alto será o som da cachoeira.
Conheça os 10 erros mais comuns na hora de construir um lago ornamental
A área deve ficar longe de árvores, já que as raízes podem atrapalhar e além disso, você evita dor de cabeça de ficar limpando as folhas que caem na água. Outro ponto importante é a profundidade. O lago deve ter uma profundidade mínima de 60cm e máxima de 1m20cm. Essas medidas possibilitam um conforto aos peixes.