Que o Canadá é um país com incríveis peculiaridades isso ninguém pode negar! Mas você sabia que ele é considerado um país bilíngue? Isso mesmo: a língua oficial do Canadá é tanto o inglês como o francês. Se você não sabe o porque desses idiomas do Canadá serem considerados línguas oficiais, nós vamos te contar tudo!
Com isso, uma série de batalhas se seguiram com o intuito de impedir o domínio francês na América do Norte no século XVII e XVIII. Com o intuito de selar a paz, o Tratado de Paris de 1763 colocou fim às várias guerras travadas pelos grandes impérios europeus da época, especialmente a Guerra dos Sete Anos.
Há, ainda, uma região canadense que é conhecida como “Cinturão Bilíngue”, a qual possui inúmeros habitantes que utilizam as duas línguas oficiais do Canadá no dia-a-dia. O “cinturão bilíngue” abrange cidades como Montreal, Ottawa e Quebec têm grandes taxas de bilinguismo. Apenas 14% dos canadenses com conhecimento dos dois idiomas vivem fora das províncias de Quebec, Ontário e New Brunswick.
Se você quer estudar francês, mas não quer investir em um intercâmbio na França, pode aproveitar as baixas taxas de câmbio do dólar canadense e os custos de vida mais baixo da região de Montreal e Quebec.
No Canadá essas duas línguas convivem muito bem no dia-a-dia da população. Entretanto, o inglês é predominante em grande parte da população quando analisamos o idioma do Canadá e a língua materna. O senso de 2016 identificou que 56% dos habitantes do Canadá tem como língua mãe o inglês. Enquanto isso, o francês é a língua mãe de 20,6% de quem mora no Canadá.
Neste artigo, vamos explicar como entender qual é o idioma oficial do Canadá pode ser uma ótima oportunidade para você planejar o seu intercâmbio para o país! Continue a leitura e confira!
Esse Tratado propôs a troca de vários territórios coloniais entre esses impérios. Com isso, os franceses que estavam em regiões onde a Inglaterra agora possuía domínio faziam questão de manter suas tradições e identidade cultural. Isso era uma natural resistência ao domínio britânico em uma cultura já estabelecida.
Por isso, se você está planejando um intercâmbio para o Canadá, entre em contato com a gente! Nossa equipe de especialistas vai adorar te ajudar a realizar este sonho!
Como capital do Canadá, Ottawa abriga muitos órgãos públicos. Como os funcionários têm de dominar as 2 línguas oficiais do país, Ottawa é uma cidade de fato bilíngue. Mas basta observar o mapa do Canadá para concluir que talvez os francófonos morem do outro lado do Ottawa River. Apenas um rio separa a cidade na província de Ontario da vizinha Gatineau, na outra margem, já parte da província francesa de Québec.
Por sua vez, o Império Britânico também foi explorar o território do atual Canadá na mesma época. Entretanto, os colonos britânicos acabaram se estabelecendo ao longo da imensa região conhecida como Terra de Rupert, no centro e na costa oeste do país. Mais tarde, essas regiões viriam a ser as províncias de Manitoba, Alberta, Territórios do Noroeste e Saskatchewan.
As duas línguas oficiais em nível nacional no Canadá, conforme declarado em sua constituição, são o inglês e o francês. Porém, embora todos os documentos oficiais sejam redigidos nos dois idiomas, cada um é utilizado em áreas diferentes, pois apenas 18% da população é bilíngue.
Quando eu soube que havia mais de 1 língua oficial do Canadá, imaginava que chegaria no país e, em qualquer cidade, os moradores falariam inglês e francês. Não é assim. Ambos são idiomas oficiais, mas isso não significa que todo habitante sabe os 2. E, sim, que cada um é a primeira língua numa região do país. Apenas 17,5% dos canadenses se declararam bilíngues no censo realizado no país em 2011. No mesmo levantamento, 57,8% disseram ter como língua materna o inglês, e 21,7%, o francês.
Em Toronto, maior cidade do Canadá, mais da metade dos habitantes nasceu em outro país. Depois do inglês, língua oficial do Canadá que é a usada lá, os idiomas mais falados em Toronto são espanhol, italiano e filipino, nessa ordem. O francês, para se ter uma ideia, aparece na 13ª posição.
Por causa das crescentes revoluções nas Treze Colônias contra o Império, os britânicos ficaram preocupados que isso se estendesse aos povos de origens francesas no Canadá. Por isso, publicou o Quebec Act que, além de definir os limites das províncias, também definiu a liberdade religiosa e de idioma. Com isso, foi permitido que o catolicismo e o francês fossem difundidos nessas regiões.
Assim, as províncias francesas da América do Norte começaram a se expandir tanto nos Estados Unidos (que ainda então não estava formado) como no Canadá. Essa expansão não foi nada bem vista pelos britânicos que estavam alocados nas regiões de Terra de Rupert como das Treze Colônias (que viriam a ser os EUA).
Essas informações são interessantes para quem pensa em fazer intercâmbio no Canadá, seja em programas de inglês ou cursos de francês. Toronto e Vancouver são os destinos mais procurados por quem faz intercâmbio no Canadá. Maior cidade de língua francesa depois de Paris, Montréal é indicada para estudar os 2 idiomas, pois é comum encontrar lá quem domine ambos.
Uma rebelião de colonos em 1837 fez com que, de fato, o império britânico tentasse assimilar a cultura francesa à britânica. Isso acabou fracassando e algumas províncias acabaram se tornando politicamente independentes do Reino Unido. Lentamente, outras colônias britânicas do território do Canadá acabaram se associando à Confederação Canadense a partir de 1867.
A Constituição estabelecida pela Confederação reconhecia como língua oficial do Canadá as línguas inglesa e francesa. Assim, era permitido utilizar qualquer um desses dois idiomas oficiais em órgãos de governo, como o Parlamento.
No Brasil, nosso idioma oficial é o português, já que o país foi colonizado politicamente e socialmente por Portugal. Assim acontece com inúmeros outros países e seus respectivos colonizadores. Veja outro exemplo: a Austrália é uma região que, antes de sua colonização, era composta de várias tribos aborígenes. Com a chegada de colonos britânicos no território, esses aborígenes foram dominados e o governo britânico instituiu que a língua oficial a ser falada na região seria o inglês.