O diafragma é o principal músculo da respiração. Ele é responsável por separar as cavidades torácica e abdominal. O músculo diafragma é encontrado em todos os mamíferos e em algumas aves.
Músculos inspiratórios: Os principais são diafragma, os músculos intercostais externos, M. Esternocleidomastóideo, Mm. Escalenos (anterior, médio e posterior). A função deles é produzir o aumento da caixa torácica.
Para que ocorra o processo de respiração, é necessária uma ação conjunta de músculos intercostais e do diafragma, que permitem a entrada e a saída do ar. O ato de respirar pode ser dividido em dois movimentos básicos: inspiração e expiração. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Estrutura dos alvéolos pulmonares Os alvéolos pulmonares ficam organizados em grupos, como várias bolas juntas. Eles se localizam na última posição dos brônquios.
Na espécie humana, as trocas gasosas entre o ar atmosférico e o sangue ocorrem nos pulmões e constituem a respiração pulmonar. O gás carbônico é eliminado do corpo no ar expirado.
Ductos Alveolares São formados por ramificação dos bronquíolos respiratórios e apresentam-se como condutos longos e tortuosos. A característica principal desse segmento é apresentar inúmeros alvéolos e sacos alveolares em suas paredes. O revestimento dos ductos alveolares é epitélio do tipo pavimentoso simples.
Sua função é transportar o ar até os alvéolos pulmonares, onde ocorre a hematose (troca gasosa). Se ramificam até mudarem de estrutura e passarem a ser chamados de ductos alveolares, conductos longos que terminam nos alvéolos pulmonares.
O surfactante pulmonar é um líquido que reduz de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração. Consiste em 80% de fosfolípideos, 8% de lípidos e 12% de proteínas.
O muco tem importantes funções de defesa imunológica. Além de aprisionar os micro-organismos aéreos como por exemplo no epitélio respiratório, ele contém proteínas com actividade bactericida, como a lisozima e anticorpos tipo A (IgA).
Na faringe, esôfago e intestino (grosso e delgado) serve para facilitar o deslocamento do bolo alimentar através de movimentos peristálticos, além de facilitar na digestão e evitar agressões físicas durante o percurso no trato. Na boca facilita a mastigação juntamente com a saliva.
O muco e os cílios presentes no nariz possuem a função de filtrar e também aquecer o ar respirado para que este chegue com o mínimo de impurezas possível aos pulmões. Por isto, é importante que a respiração seja feita pelo nariz e não pela boca, visto que a boca não possui esse aparato filtrador.