O coracobraquial é o menor dos três músculos se fixam no processo coracóide da escápula. Está situado na porção superior e medial do braço.
O compartimento anterior do braço é conhecido como compartimento flexor, já que a flexão é a sua principal ação. Os músculos contidos nele são o bíceps braquial, braquial e coracobraquial. Todos eles são inervados pelo nervo musculocutâneo.
Apresenta como ação a flexão do antebraço e supinação. O músculo braquial é anterior no braço, mas se encontra por baixo do bíceps braquial. Origina no úmero (2/3 distal na face anterior) e se insere na ulna (tuberosidade). Sua ação é uma poderosa flexão do braço.
Durante a contração, causa flexão e supinação do antebraço, com força máxima quando o antebraço está próximo de 90 graus. Esse músculo também é um flexor fraco do braço, agindo na articulação do ombro. O bíceps (bicípite) braquial é inervado pelo nervo musculocutâneo (C5-C6).
Tríceps mergulho Apoie as mãos em uma cadeira ou banco, deixando a coluna reta e os joelhos flexionados com os pés à frente. Flexione os cotovelos em um ângulo de 90°, descendo os quadris em direção ao chão. Faça três séries de quinze repetições.