Originária da América do Sul, vive nas margens dos rios, lagos e açudes. O capim-cidreira, chá-de-estrada ou ainda capim-limão — de nome científico Cymbopogon citratus —, é uma planta perene de clima tropical que pertence à família das gramíneas. De folhas longas, é nativa da Índia, mas desenvolve-se em todo o Brasil.
O capim-cidreira ou capim-limão forma touceira densa de folhas longas e bordas cortantes. A coloração é verde-clara e, devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis).
Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Além disso, especialmente na forma de chá, a erva proporciona efeito relaxante e oxidante, ajudando a combater o estresse.
A erva-cidreira é conhecida popularmente por suas propriedades calmantes. O que muitos não sabem é que este nome é dado a três espécies diferentes: a Lippia alba, o capim-limão ou capim-santo e a melissa.
Cidrão de árvore, ou cidró, é um tipo de erva-cidreira utilizado para aromatizar ambientes. Nativa da América do Sul, a espécie Aloysia triphylla - popularmente chamada de cidrão, cidrão de árvore, cidró ou cidrozinho - é a mais aromática de todas as ervas cidreiras.
Os principais são o anti-inflamatório, podendo auxiliar a perda de peso e na recuperação de alguma doença (por exemplo, gengibre, sabugueiro, chá verde, chá branco); o calmante, que contribui para o foco cognitivo, qualidade de sono e saúde mental (erva-doce, erva-cidreira, macela, melissa, camomila etc.); e o ...
Essa erva medicinal, inclusive, traz uma série de benefícios à saúde: ajuda a amenizar cólicas menstruais, dores de cabeça, auxilia na digestão e melhora a qualidade do sono. Por isso, uma boa dica é tomar a bebida antes de ir dormir.