Onde Se Desenvolveu A Civilizaço Inca?

Onde se desenvolveu a civilizaço inca

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.

The Inca religion centered on a pantheon of gods that included Inti; a creator god named Viracocha; and Apu Illapu, the rain god. Impressive shrines were built throughout the kingdom, including a massive Sun Temple in Cusco that measured more than 1,200 feet in circumference.

Guerra Fria

A população vivia em pequenas coletividades agropastoris, sendo que cada aldeia era habitada por um grupo de famílias (denominado ayllu). A sociedade era hierarquizada e formada pelos seguintes segmentos:

Destemidos pelo ambiente geralmente hostil dos Andes, os Incas conquistaram povos e exploraram paisagens em ambientes tão diversos como planícies, montanhas, desertos e selva tropical. Famosos por sua originalidade na arte e arquitetura, eles construíram edifícios minuciosamente planejados, e sua adaptação espetacular de paisagens naturais com terraços, estradas e assentamentos no topo das montanhas impressionam visitantes em locais mundialmente famosos como Machu Picchu.

Embora influenciados pela arte e técnicas da civilização Chimu, os Incas criaram seu próprio estilo distinto reconhecível do domínio imperial em todo o império. A arte inca é mais bem vista em trabalhos em metal altamente polido (em ouro - considerado o suor do sol, prata - considerada as lágrimas da lua, e cobre), cerâmicas e têxteis, sendo este último considerado o mais prestigioso pelos próprios incas. Os projetos costumam usar formas geométricas, são tecnicamente realizados e padronizados. O tabuleiro de damas se destaca como um design muito popular. Uma das razões para os designs repetidos era que a cerâmica e os têxteis eram frequentemente produzidos para o estado como um imposto e, portanto, as obras de arte representavam comunidades específicas e seu patrimônio cultural. Assim como as moedas e selos de hoje refletem a história de uma nação, também a arte andina oferecia motivos reconhecíveis que representavam as comunidades específicas que os faziam ou os desenhos impostos pela classe governante Inca que os ordenava.

Nazismo

Nazismo

An elaborate system of roadways adding up to approximately 15,000 miles crisscrossed the kingdom, with relay runners capable of advancing messages at the impressive rate of 150 miles per day.

O Império Inca foi fundado e mantido pela força, e os governantes incas eram muitas vezes impopulares com seus súditos (especialmente nos territórios do norte), uma situação da qual os conquistadores espanhóis, liderados por Francisco Pizarro, aproveitariam ao máximo nas décadas de meados do século 16. De fato, o Império Inca ainda não havia atingido um estágio de maturidade consolidada quando enfrentou seu maior desafio. As rebeliões eram abundantes e os Incas estavam envolvidos em uma guerra no Equador, onde uma segunda capital Inca foi estabelecida em Quito. De uma maneira mais séria, os incas foram atingidos por uma epidemia de doenças europeias, como a varíola, que se espalhou da América Central mais rápido do que os próprios invasores europeus, matando impressionantes 65-90% da população. Essa doença matou Wayna Qhapaq em 1528. e dois de seus filhos, Waskar e Atahualpa, que lutavam em uma guerra civil pelo controle do império justo quando os caçadores de tesouros europeus chegaram. Foi essa combinação de fatores - uma tempestade perfeita de rebelião, doença e invasão - que trouxe a queda do poderoso Império Inca, o maior e mais rico já visto nas Américas.

Licença e direitos de autor

Despite these advances, the arrival of Spanish explorers in the 1500s soon set into motion the events that would lead to the collapse of the Inca Empire. The Spanish carried such alien diseases as smallpox and influenza, which wiped out a huge chunk of the population before killing Huayna Capac and his chosen successor around 1525.

A ascensão do Império Inca foi espetacularmente rápida. Primeiro, todos os falantes da língua Inca Quechua (ou Runasimi) foram lhe dado status privilegiado, e essa classe nobre então dominou todos as funções importantes dentro do império. Thupa Inca Yupanqui (também conhecido como Topa Inca), o sucessor de Pachacuti de 1471, é conhecido como quem expandiu o império em surpreendentes 4.000 km (2,500 milhas). Os próprios incas chamavam seu império de Tawantinsuyo (ou Tahuantinsuyu), que significa 'Terra dos Quatro Quartos' ou 'As Quatro Partes Juntas'. Cuzco era considerado o umbigo do mundo, e irradiando para fora existiam rodovias e linhas de observação sagradas (ceques) para cada quadrante: Chinchaysuyu (norte), Antisuyu (leste), Collasuyu (sul), e Cuntisuyu (oeste). Espalhando-se pelo antigo Equador, Peru, norte do Chile, Bolívia, planalto da Argentina e sul da Colômbia e se estendendo por 5.500 km (3.400 milhas) de norte a sul, 40.000 incas governavam um enorme território com cerca de 10 milhões de súditos falando mais de 30 línguas diferentes.

Os incas foram uma complexa civilização que se desenvolveu na América do Sul, originários de uma região entre o lago Titicaca e a cidade de Cusco, no Peru. Aproximadamente no fim do século XIV, começaram a estender seu vasto império na região da Cordilheira dos Andes, que envolveria o Peru, Bolívia, grande parte do Equador, o noroeste da Argentina e o norte do Chile.

Decadência dos incas

<strong>Decadência dos incas</strong>

A religião do Estado Inca estava baseada na adoração ao Deus Inti, o Sol. A partir do Tempo do Sol, no centro da cidade de Cusco, era possível traçar linhas imaginárias na direção dos locais de culto das diferentes classes sociais da capital.

A origem da civilização inca remonta ao século XII da era cristã, quando as primeiras famílias se acomodaram no vale de Cusco, a antiga capital do império, e chegou a alcançar 15 milhões de habitantes, terminando brutalmente com a invasão espanhola, no ano de 1532.

Idade Média

Embora os Incas impusessem sua religião e administração aos povos conquistados, extraíssem tributos e até descolavam populações leais (mitmaqs) para melhor integrar novos territórios ao império, a cultura inca também trouxe certos benefícios, como redistribuição de alimentos em tempos de desastre ambiental, melhor instalações para armazenamento dos alimentos, trabalho por meio de projetos patrocinados pelo estado, festas religiosas patrocinadas pelo estado, estradas, assistência militar e produtos de luxo, especialmente objetos de arte apreciados pela elite local.

Assim como outras culturas antigas das Américas, as origens históricas dos incas são difíceis de separar dos mitos fundadores que eles mesmos criaram. Reza a lenda que no início o deus criador Viracocha saiu do Oceano Pacífico e, ao chegar ao Lago Titicaca, criou o sol e todas as etnias. Essas primeiras pessoas foram sepultadas pelo deus e só mais tarde emergiram de nascentes e rochas (pacarinas sagradas) de volta ao mundo. Os incas, foram trazidos à existência em Tiwanaku (Tiahuanaco) do deus do sol Inti, portanto, eles se consideravam os poucos escolhidos, os 'Filhos do Sol', e o governante Inca era o representante e encarnação de Inti na terra. Em outra versão do mito da criação, os primeiros incas vieram de uma caverna sagrada conhecida como Tampu T'oqo ou 'A Casa das Janelas', que estava localizada em Pacariqtambo, a 'Pousada do Amanhecer', ao sul de Cuzco. O primeiro par de humanos era o Manco Capac (or Manqo Qhapaq) e sua irmã (também sua esposa) Mam Oqllu (ou Ocllo). Mais três irmãos nasceram e o grupo partiu junto para fundar sua civilização. Derrotando o povo Chanca com a ajuda de guerreiros de pedra (pururaucas), os primeiros Incas finalmente se estabeleceram no Vale de Cuzco e Manco Capac, jogando uma vara de ouro no chão, estabelecendo o que se tornaria a capital Inca, Cuzco.

Table of Contents

By submitting your information, you agree to receive emails from HISTORY and A+E Networks. You can opt out at any time. You must be 16 years or older and a resident of the United States.

A civilização inca floresceu no antigo Peru entre 1400 e 1533, e seu império eventualmente se estendeu pela América do Sul ocidental, de Quito, no Norte, a Santiago, no Sul. É o maior império já visto nas Américas e o maior do mundo naquela época.

Inca Religion

O chefe do Estado era o Inca, um imperador conhecido por Sapa Inca (ou Inti) e reverenciado por todos. Uma rede de sacerdotes, escolhidos pelo imperador entre a nobreza, estava junto do inca.

Para fins fiscais, censos eram feitos e as populações divididas em grupos de múltiplos de dez (a matemática inca era quase idêntica ao sistema que usamos hoje). Como não havia moeda no mundo Inca, os impostos eram pagos em espécie - geralmente alimentos, metais preciosos, tecidos, penas exóticas, tintas e conchas - mas também em trabalhadores que podiam ser transferidos pelo império para serem usados aonde fossem mais necessários, conhecido como serviço mit'a. Terras agrícolas e rebanhos foram divididos em três partes: produção para a religião do estado e os deuses, para o governante inca e para uso próprio dos fazendeiros. Esperava-se também que as comunidades locais ajudassem a construir e manter projetos imperiais como o sistema de estradas que se estendia por todo o império. Para acompanhar todas essas estatísticas, o Inca usava o quipu, um sofisticado conjunto de nós e cordas que também era altamente transportável e podia registrar decimais de até 10.000.

Attempting to keep the peace, the Spanish installed a young prince named Manco as a puppet king, a move that backfired during a spirited rebellion in 1536. However, Manco and his men were eventually forced to retreat to the jungle village of Vilcabamba, which remained the last stronghold of the empire for about 36 years.

Proclamação da República

Proclamação da República

O mito de fundação inca considera Manco Capac como o seu primeiro governante e fundador da cidade sagrada de Cusco. Os incas denominavam o seu território Tawantinsuyu, que, no idioma quéchua, significa “As quatro partes”.

A língua inca quíchua sobrevive hoje e ainda é falada por cerca de oito milhões de pessoas. Há também um bom número de edifícios, artefatos e relatos escritos que sobreviveram à devastação dos conquistadores, saqueadores e do próprio tempo. Essas ruínas são proporcionalmente poucas em comparação com as vastas riquezas que foram perdidas, mas são provas indiscutíveis da riqueza, engenhosidade e grandes conquistas culturais desta grande, mas efêmera civilização.

Não raro, a palavra “inca” é utilizada para designar todos os povos que viviam na região de Taeantinsuyu, no entanto, isto não é correto. O termo faz referência ao próprio governante e o povo do vale de Cusco.

Qual é a história dos incas?

Os incas formaram o maior império existente na América do Sul, com territórios que se estendiam por mais de 4.000 km. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis no século XVI. Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina.

É correto afirmar sobre os incas que?

A respeito dos incas, é correto afirmar: a) Eram monoteístas antes da chegada dos espanhóis à América e chegaram a associá-los ao seu deus Viracocha. b) Na sociedade inca, havia uma clara separação entre política e religião, de tal modo que a seu governante, o Inca, não era atribuído nenhum caráter divino.

Onde está localizado o Império Inca?

O Império Inca era o mais extenso das Américas quando os conquistadores espanhóis chegaram por lá. Ele se estendia do atual Equador até o Norte do Chile, perfazendo uma extensão norte-sul de cerca de 4.700 km.

Quais países da atualidade fazem parte do Império Inca?

Em sua maior parte, o império juntou o território do Peru, oeste do Equador, oeste e centro-sul da Bolívia, noroeste da Argentina, uma grande parte do que hoje é o Chile e a ponta mais sudoeste da Colômbia em um estado comparável aos impérios históricos da Eurásia.

Quais são as principais características da civilização maia?

Os maias ficaram muito conhecidos por possuírem conhecimentos muito avançados em áreas como Astronomia e Matemática. No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante.

Por que os incas eram politeístas?

O Inca era considerado o filho do deus sol, e por isso era adorado como uma divindade. E por falar em divindade, os incas eram politeístas, ou seja, adoravam a diversos deuses, incluindo forças da natureza como o sol, a chuva e o trovão.

Qual era a principal característica da sociedade inca?

O Império Inca possuía uma sociedade estamental, ou seja, marcada pela imobilidade entre os estratos sociais. O elemento definidor da posição social de cada indivíduo era o nascimento. Dessa maneira, quem nascia em uma determinada classe social não poderia mudar de esfera social.

Onde está localizado o império maia?

A civilização maia foi uma das mais complexas que habitaram a América antes da chegada dos conquistadores europeus. Ocupou uma região que corresponde hoje à planície de Iucatã, no México, e aos territórios da Guatemala, de Belize e de Honduras.