- G2: Ocorre a duplicação de centríolos, além de iniciar a produção das fibras de proteínas, que juntos irão formar um aparelho importante durante a divisão celular, denominado fuso mitótico. ... Os centríolos são feixes curtos de microtúbulos, localizados no citoplasma de células eucariontes.
A duplicação dos cromossomos ocorre durante a interfase e apenas para aquelas células que estão programadas para se dividirem.
O ponto de checagem é um estágio no ciclo celular eucarionte em que a célula examina sinais internos e externos e "decide" se irá continuar ou não a divisão celular.
Embora as mutações em p53 causadoras de tumores tenham sido observadas primariamente em células somáticas, as mutações de p53 na linhagem germinativa são responsáveis por uma condição de câncer hereditário conhecido como síndrome de Li-Fraumeni (LFS).
A proteína p53 desempenha um papel central na resposta celular que inclui a parada do ciclo celular permitindo o reparo do dano no DNA, ou indução da morte celular. A perda da função dessa proteína pode levar à proliferação celular desordenada, aumento da sobrevida da célula e resistência às drogas quimioterápicas.
p53 é um gene supressor tumoral, que codifica uma fosfoproteína nuclear que desempenha um papel importante no controle do ciclo celular, no reparo do DNA e na indução da apoptose.
É necessário o aumento da expressão da proteína P53 para a célula progredir na mitose. Na Fase G1, ocorre a replicação do DNA. Complexos proteicos ciclina-CDK regulam a transição entre as fases do ciclo celular. D Na metáfase, ocorre o rompimento do envoltório nuclear.
O ciclo celular pode parar em determinados pontos e só avançar se determinadas condições se verificarem, tais como a presença de uma quantidade adequada de nutrientes ou quando a célula atinge determinadas dimensões. A regulação do ciclo celular é realizada pela presença de ciclinas e quinases ciclino-dependentes.