O visual desse esboço é semelhante ao de uma história em quadrinhos e o objetivo é elaborar e detalhar a sequência da narrativa. Essa ferramenta é originalmente utilizada em animações, filmes e jogos, mas com o passar do tempo, tornou-se muito aplicada também em projetos gráficos para publicidade e marketing.
Os profissionais que realizam esse trabalho são os ilustradores, quadrinistas ou pessoas que têm a habilidade de desenhar, eles precisam ter conhecimento em uso de perspectiva, expressões faciais, desenho de objetos e cenários, desenhar pessoas em movimento, linhas de ação, enquadramento, criatividade etc.
O Storyboard, estuda a composição, enquadramento e storytelling, enquanto a animação é o processo final, quando vc pega todas as fases do projeto desenvolvido e junta para ter a obra completa.
O storyboard é a primeira forma visual do roteiro e faz parte do planejamento da pré-produção da história. É umas das etapas intermediárias entre o roteiro e o filme. Sua forma sequencial, quadro a quadro, é semelhante à de uma história em quadrinhos. Com ele temos uma visão antecipada de como ficará o roteiro na tela.
Resumindo, o storyboard é uma ferramenta muito útil para todas as etapas do processo. Ele é usado desde a criação, onde pode arredondar o roteiro, também funciona para o cliente e/ou agência terem clareza e aprovarem o trabalho que será produzido e, finalmente, funciona como um guia de todo o planejamento da produtora.
Storyboard ou Esboço sequencial são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.
É importante lembrar que a produção de um storyboard não é uma etapa apenas dos quadrinhos. Por ser como um guia visual de todas as cenas que serão produzidas, ele também é muito comum em produções audiovisuais, como animações e live-actions.
Mas existe uma diferença fundamental: apesar da semelhança de linguagem e recursos gráficos, uma história em quadrinhos é a realização definitiva de um projeto, enquanto que um storyboard é apenas uma etapa na visualização de algo que será realizado em outro meio.
O primeiro tem a ver com a arte de contar histórias; o segundo representa uma forma de apresentar as informações em uma narrativa em quadrinhos.
Os primeiros storyboards surgiram na década de 1920, mas quem desenvolveu essa técnica da forma como a conhecemos hoje foram os estúdios Walt Disney no começo da década seguinte. O primeiro filme a ter um storyboard completo foi Os três porquinhos, em 1933. No final dessa década, todos os estúdios usavam a ferramenta.
Os storyboards são utilizados para o planejamento visual das cenas a serem filmadas e também para transmitir a toda a equipe o que se espera em cada cena. ... Os storyboards são, de uma certa forma, uma etapa intermediária entre o roteiro do filme e sua realização na prática.