– Procure colocar itens de uso frequente em prateleiras e armários baixos; – Instale corrimão nas escadas, sinalização de desníveis de piso, barras em chuveiros e ao lado dos vasos sanitários; – Se o idoso sofre de algum distúrbio, não deixe objetos cortantes e produtos tóxicos em fácil acesso.
Quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku, jogo da memória ou até mesmo o xadrez são ótimas opções. Além de exercitar a mente, essas atividades ainda são uma boa oportunidade para reunir a família e criar bons momentos de carinho, essenciais para que o idoso se sinta acolhido.
Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:
Para os cientistas, o cérebro dos mais velhos funciona como se fosse um "disco rígido de computador" que, repleto de dados, demora mais tempo para acessar suas informações. Segundo eles, essa lentidão não está associada a um declínio do processo cognitivo.
11 exercícios para melhorar a memória e a concentração
Vamos às dicas práticas:
Como identificar a depressão em idosos
“Frequentemente os sintomas depressivos nesta população traduzem-se por queixas de dores pelo corpo, falta de apetite e insônia, perda de energia para realizar as tarefas do dia-dia, sendo a tendência ao isolamento e a apatia dois sinais de alerta para a identificação da doença.
Confira 4 dicas essenciais de como lidar com idosos
10 dicas para lidar com um idoso ranzinza
A teimosia dos idosos pode ser um sinal de carência, afinal, todos precisam de carinho e atenção. Durante o dia, estimule-o a conversar, lembrar histórias do passado e também falar sobre atualidades. Isso ajuda a manter a mente sempre ativa!
Respeitar é aceitar, acolher, amar e querer bem. Falamos que o idoso precisa envelhecer com dignidade, mas devemos ir além: todos nós precisamos viver e envelhecer com dignidade. Falar em envelhecimento é referir-se aos idosos de hoje e nos colocarmos no lugar de idosos num futuro a curto, médio ou longo prazo.
Diante disso, confira as dicas mais importantes para ter paciência com pais idosos e reduzir complicações familiares:
Por isso, é tão importante intensificar os cuidados com idosos, uma vez que eles garantem mais qualidade de vida para as pessoas com mais idade. Isso evita o agravamento de doenças pré-existentes ao mesmo tempo que previne acidentes, quedas e outras situações de risco para o idoso.
Entre as tarefas mais comuns para as quais um idoso precisa de ajuda estão cuidar da higiene pessoal, fazer compras, preparar refeições, ir ao médico e lidar com as finanças pessoais, entre outras.
É tarefa do cuidador fornecer ao idoso as medicações corretas, nas doses e nos horários adequados, além de cuidar de sua alimentação, higiene, segurança, conforto e bem-estar.
Bom, inicialmente, a obrigação de cuidar do idoso, é de seus filhos. ... Não havendo filhos ou estes não tendo condições de oferecer os cuidados e/ou alimentos necessários, chamam-se os netos. Estes não existindo ou demonstrando incapacidade, podem ser chamados os irmãos do idoso.
Pela disposição constitucional pode se inferir que os filhos são os responsáveis pelos cuidados com o idoso. No entanto, esse rol é um pouco mais abrangente.
O Projeto de Lei 3022/20 cria o auxílio-cuidador no valor de um salário mínimo para a pessoa idosa ou com deficiência que necessite de terceiros para realização das atividades de vida diária. O critério para recebimento do benefício será o teto máximo de renda de até quatro salários mínimos.
O Estatuto do Idoso surge como uma forma de regular e detalhar o Artigo 229 da Constituição Federal, que define "os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade".
Para conceituar abandono afetivo inversos adotamos os conceitos traçados pelo desembargador Jones Figueiredo Alves (Diretor Nacional do Instituto de Direito de Família -IBDFAM) “a inação de afeto ou, mais precisamente, a não permanência do cuidar, dos filhos para com os genitores, de regra idosos”.
R: Não existe idade máxima para se assinar uma escritura. Precisa ser capaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil e estar lúcida e orientada. Uma pessoa é lúcida, mas não consegue assinar por problema de saúde.
Para doar parte de seu patrimônio, também não há limite de idade. A limitação é de percentual do patrimônio quando existem herdeiros necessários (filhos, netos ou mesmo pais). Um idoso pode doar até 50% do seu patrimônio para qualquer pessoa, seja em vida ou em testamento.