Em 1624, veio o primeiro grande ataque dos holandeses contra a capital do Brasil, a cidade de Salvador, e eles a conquistaram após 24 horas de batalha.
Em 1624, os holandeses invadiram o Brasil pela Bahia e ali se estabeleceram até 1625. Intentaram outra invasão, desta vez a Pernambuco (1630). Dali passaram a conquistar diversas capitanias em direção ao litoral norte colonial.
A invasão holandesa no Brasil teve como consequências principais o desenvolvimento da província de Pernambuco (sede dos invasores) e o comprometimento dos interesses de Espanha e Portugal, que, controladores da colônia do Brasil, perderam uma importante fonte de recursos com a invasão.
Dentre eles, destacam-se Frans Post e Albert Eckhout, que viveram no Brasil entre 1637 e 1644.
Trabalhando para o Conde João Maurício de Nassau (1604-1679), durante o período conhecido como "Brasil Holandês", os pintores Frans Post (1612-1680) e Albert Eckhout (1610-1666) produziram algumas das mais emblemáticas imagens do Brasil setecentista. Neste Almoço Clio, a Profª.
Em consequência disso foram os primeiros artistas no Brasil e na América a abordar a paisagem, os tipos étnicos, a fauna e a flora como temática de suas produções artísticas, livre dos preconceitos e das superstições que era de praxe se encontrar nas representações pictóricas que apresentavam temas americanos.
Resposta: No século 17, os portugueses defenderam o Brasil dos invasores ingleses, franceses e holandeses. Porém, os holandeses resistiram e se instalaram no nordeste do País entre os anos de 1630 a 1654.
Destacou-se entre os pintores de Nassau e é considerado o primeiro paisagista a trabalhar nas Américas. Foi autor de cerca de 150 obras, costumava pintar pequenas figuras para funcionar como pontos de atração nos quadros e torná-los mais interessantes.
A pintura também é de cunho religioso. Suas principais características cromáticas eram o vermelho, o azul, o dourado e o branco e eram realizadas geralmente com tinta óleo ou tempera sobre madeira ou tela. A perspectiva, também, era bastante usada na pintura do teto das igrejas.
Artistas viajantes são aqueles cuja produção encontra-se inexoravelmente ligada ao ato de viajar; os desenhos e pinturas que realizam, de franca vocação documental, acompanham deslocamentos no espaço, descobertas de paisagens e tipos humanos.
A arte tinha a principal função de ensinar religião. Os artistas na idade media e artesãos que possuíam boas qualificações, como os pedreiros, carpinteiros, escultores, metalúrgicos e pintores, utilizaram as características decorativas dessas estruturas em seus trabalhos.
Os artistas viajantes integraram as expedições artísticas e científicas nas Américas a partir de sua descoberta no século XVI. Suas produções estão ligadas ao ato de viajar, eles documentaram a fauna, a flora e os povos através de relatos, desenhos e pinturas.
Resposta. Resposta: a- Porque enfrentava riscos, tanto no mar quanto na terra, pois não sabia o que iria enfrentar.
O objectivo de muitos desses relatos produzidos ao longo do século XVIII define-se claramente do seguinte modo: corrigir a geografia do globo terrestre, diminuir os perigos da navegação e tornar mais conhecidos os costumes, artes e produtos da colónia brasileira.
Resposta: Eles descreviam tudo aquilo que era novo, ou seja, tudo aquilo que não haviam conhecido e que estão aprendendo. Explicação: Os português conheciam tudo aquilo que viam, através de sua memorias e objetos diferentes.
De qualquer forma, os relatos dos cronistas que por estas terras estiveram nos séculos XVI e XVII, traçaram as primeiras linhas gerais dos tipos de tempo e conseguiram com muita e atenta observação, caracterizar as condições habituais do clima da costa brasileira.
O número romano XVI corresponde ao número 16 (dezesseis). O Século XVI corresponde aos anos de 1501 a 1600.