No Brasil, há dois grandes e importantes aquíferos: o Guarani, situado no Centro-sul e que se estende por outros países, além do aquífero Alter do Chão, localizado na região Norte.
O Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Alter do Chão. Outros também merecem destaque, como o Cabeças, o Urucuia-Areado e Furnas. Formadas por rochas permeáveis, essas formações geológicas transmitem água (muitas vezes potável) para poços e nascentes.
Hoje, vamos falar dos principais aquíferos no mundo, grandes reservas de água que precisam de atenção à sua preservação. Localizado sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas, o SAGA (ou Sistema Aquífero Grande Amazônia) tem 162.
Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil (840.
Considerado o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, o Aquífero Guarani possui cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná até a Bacia do Chaco–Paraná, estando presente em quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Aquífero Guarani
Os aquíferos possuem grande importância ambiental, pois eles mantêm o equilíbrio entre a quantidade de água subterrânea e superficial do planeta. O Aquífero Guarani possui grande importância econômica e social, uma vez que abastece a região em que está inserido, colaborando assim com seu desenvolvimento.
Os aquíferos são grandes reservas subterrâneas de água doce. Como a distribuição de água doce não é igual em todo o planeta e há muitos lugares que sofrem com a escassez, os aquíferos são de grande importância para suprir a demanda de abastecimento de algumas populações, visto que armazenam água de muito boa qualidade.
Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e contêm 97% de toda a água do planeta. Eles influenciam o clima e as condições meteorológicas, estabilizam a temperatura, moldam a química terrestre e providenciam um lar para a maior diversidade de espécies do planeta.
O maior reservatório de água do planeta está aqui no Brasil. Com um volume 86 mil km³, o aquífero Alter do Chão, localizado entre os estados do Amazonas, Pará e Amapá, tem capacidade para abastecer toda a população mundial por cem vezes.
O aquífero está distribuído por uma extensa área da região Norte do Brasil, distribuído nas bacias sedimentares do Amazonas e Solimões. Esse sistema aquífero possui um papel importante no fornecimento de água de boa qualidade, com grandes potenciais de uso.
Tem mais depois da publicidade ;) O aquífero da Amazônia é do tipo misto, isto é, com características de dois tipos diferentes: uma parte superior do aquífero livre de 50 metros de profundidade e uma parte inferior do aquífero confinada em 430 metros, segundo dados do CPRM (Serviço Geológico Nacional).
Aquífero Guarani
a diferença é que o Aquífero Guarani está localizado numa região mais cristalina, uma área mais rochosa. Já o Alter do Chão é todo sedimentar, ou seja, é uma área muito grande.
Como se forma? A formação de um aquífero se dá em pelo menos dois momentos. A primeira etapa é a criação do arcabouço geológico ou do espaço poroso resultante da sedimentação da rocha. A segunda, naturalmente, é o preenchimento desse espaço com a água.
Formações permeáveis, tais como arenitos e areias, são exemplos de aquíferos....Aquíferos
A) Aquífero é um grande reservatório subterrâneo de água, sendo que seu processo de formação está relacionado a terrenos formados por rochas sedimentares e chuvas regulares que levarão ao acúmulo de água. ... Os aquíferos são responsáveis pela formação de nascentes de rios e pela formação de lagos e lagoas.