O músculo redondo maior é um espesso músculo da articulação do ombro. Ele se origina da superfície dorsal do ângulo inferior e da porção inferior da borda lateral da escápula, onde pode ser facilmente palpado.
Elevar o braço do lado lesionado e segurar o batente da porta. Inclinar-se para trás, fazendo o peso do corpo alongar o músculo rombóide. Manter por 10 segundos e repetir 5 vezes.
Função. O músculo subescapular é o único rotador medial (interno) de todos os músculos do manguito rotador (coifa dos rotadores). Devido ao seu eixo de tração único, que vai do úmero proximal até a superfície escapular costal, o subescapular gira medialmente (rotação interna) a cabeça do úmero na fossa glenoide.
O músculo supraespinhoso (supraespinhal) realiza abdução do ombro, especialmente abdução acima de 60 graus. Finalmente, o músculo infraespinhoso (infraespinhal) é um forte rotador lateral (externo) e adicionalmente colabora tanto com a abdução quanto com a adução.
A tendinopatia do supraespinhal é uma patologia do ombro em que apresenta inflamação ou lesão no tendão que liga tal músculo à estrutura óssea.
Quando o exame mostra que o tendão desta região está espessado e/ou hipoecóico, significa que este tendão, desta área específica apresenta uma inflamação, podendo ser a famosa tendinite. Está patologia se dá por alguns fatores, entre eles o enfraquecimento desta " corda".
O tratamento para a inflamação do tendão de Aquiles geralmente é feito com uso de compressas de gelo no local da dor, durante 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, repouso das atividades e uso de sapato fechado, confortável e sem salto, como um tênis, por exemplo.
Tendinopatia é causada pelo excesso de uso dos tendões do pé e tornozelo. A tendinopatia é uma lesão de sobrecarga ou por esforço repetitivo, que afeta um ou mais tendões, gerando muita dor, inflamação e até deformidades ósseas quando crônicas.