EQST

O Que Uma Pesquisa Epidemiolgica?

O que é uma pesquisa epidemiológica?

A pesquisa epidemiológica tem caráter empírico, pois é baseada na sistemática observação, coleta de dados (ou informações) e quantificação sobre os eventos que ocorrem em uma população definida.

Para que serve a prevalência?

A prevalência refere-se ao número de casos de uma doença em uma população, durante um período específico de tempo. Deste modo, ela determina o número total de casos de uma doença em uma dada população e o impacto que isso tem na sociedade, levando em consideração casos antigos e novos.

O que é a prevalência?

Número de casos de uma doença ou de pessoas doentes ou ainda de outros factos (suicídios, acidentes, etc.) existentes numa determinada população, independentemente de se tratarem de casos novos ou de casos antigos.

Quais os tipos de estudos experimentais?

Os principais delineamentos experimentais são os seguintes: ensaios clínicos randomizados, cujos participantes são os pacientes; • ensaios de campo em que os participantes são pessoas saudáveis; e • ensaios comunitários, onde os participantes são os próprios membros da co- munidade.

O que é o estudo de coorte?

Um estudo de coorte é um estudo observacional onde os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

Quais as etapas de uma investigação epidemiológica?

ETAPAS INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

  • Coleta de dados sobre os casos.
  • Busca de pistas.
  • Busca ativa de casos.
  • Processamento e análises parciais dos dados.
  • Encerramento de caso.
  • Relatório final.

O que é uma variável epidemiológica?

Variável é maneira pela qual os elementos de qualquer conjunto são diferentes entre si. Ex: Sexo, Religião, Peso, Estatura, Idade, etc. ... Indicadores Epidemiológicos: sintetizam a relação entre o subconjunto de doentes e o conjunto de membros da população.

Qual o principal objeto de estudo da clínica e da epidemiologia?

A Epidemiologia Clínica reúne conceitos da clínica e da epidemiologia clássica, e tem por objetivo auxiliar o profissional de saúde na solução de questões associadas ao risco, diagnóstico, terapêutica e prognóstico do câncer que se apresentam na prática clínica.

Qual é o papel da epidemiologia?

No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.

O que é epidemiologia Brainly?

Resposta. Epidemiologia- É a ciência que estuda os padrões da ocorrência de doenças em populações humanas, e a aplicação desse estudo no controle dos problemas de saúde.

Quais os três aspectos principais da epidemiologia?

A epidemiologia é a ciência das epidemias, onde se averigua determinantes sociais, ambientais, genéticos e exposições dos indivíduos a agentes tóxicos, microbiológicos, entre outros, que ocasionam em doenças, incapacidades intelectuais e físicas, e até mesmo à morte, investigando as distribuições e as quantidades em ...

Quais os três objetivos principais da epidemiologia?

Resposta: De acordo, ainda, com a IEA, são três os principais objetivos da epidemiologia: Proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como para estabelecer prioridades; Identificar fatores etiológicos na das enfermidades.

Quais são os dois ramos da epidemiologia?

Epidemiologia genética. Epidemiologia veterinária. Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias. Epidemiologia das doenças não transmissíveis.

Como está dividida a epidemiologia?

Tradicionalmente dividida: Descritiva: estuda a freqüência e a distribuição dos parâmetros de saúde ou de fatores de risco das doenças nas populações. Analítica: testa hipóteses de relações causais.

Quem pode ser epidemiologista?

Epidemiologistas são médicos, enfermeiros, dentistas, estatísticos, demógrafos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, geógrafos, dentre outros profissionais.

Qual a formação de um epidemiologista?

Essas duas grandes funções delimitam dois campos de formação em epidemiologia: um campo acadêmico representado pelas atividades de pós-graduação senso estrito, com especial ênfase nos programas de doutorado e pós-doutorado; e, um campo de formação de profissionais de saúde incluindo ampla gama de modalidades ...

O que é um médico epidemiologista?

Concretamente, o epidemiologista usa os seus conhecimentos específicos para investigar as causas das doenças, identificar grupos de maior risco, determinar estratégias de controlo do evento em causa e apontar formas de prevenção.