19 coisas que uma grávida não deve fazer
A tontura na gravidez é um sintoma muito comum que pode surgir desde a primeira semana de gestação e ser recorrente ao longo de toda a gravidez ou acontecer apenas nos últimos meses e normalmente está relacionada com a diminuição da pressão arterial devido ao peso do útero sobre os vasos sanguíneos.
Durante o primeiro trimestre da gravidez, seu sistema circulatório age mais rápido para permitir que o sangue alimente seu bebê. Isso significa que sua corrente sanguínea começa a trabalhar horas extras e, durante o segundo trimestre da gravidez, a pressão nos vasos sanguíneos pode causar tonturas e desconforto.
Os desmaios são normais e mais comuns no início da gravidez porque é quando a placenta está sendo formada e o corpo da mulher ainda não conseguiu produzir todo o sangue que o seu corpo, a placenta e o bebê precisam.
Desmaiar na gravidez pode ser sinal de problemas mais gravesNotícias de Saúde. Um novo estudo indicou que episódios de desmaio na gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, podem estar associados a problemas de saúde para a mãe e bebé, como nascimento prematuro e baixo peso à nascença.
Depois do primeiro mês de gestação, é normal que a mulher tenha momentos de tontura e fraqueza. Esse é mais um sinal que pode indicar uma gravidez.
Um bom remédio para a pressão alta na gravidez é tomar o suco de manga, de acerola ou de beterraba porque estas frutas possuem uma boa quantidade de potássio, que ajudam a regular naturalmente a pressão do sangue.
PREVENÇÃO. A melhor forma de prevenir a hipertensão gestacional é manter uma vida saudável. Mas, para que isso ocorra, é preciso dedicação e comprometimento com a realização de exercícios físicos e uma boa alimentação a base de frutas, legumes, proteínas.
Para controlar a hipertensão, deve-se fazer uma alimentação rica em frutas, legumes e alimentos integrais, como sementes, arroz, pão, farinha e macarrão integrais, e grãos como aveia, grão-de-bico e feijão.
A hipertensão arterial (pressão arterial alta) durante a gestação é classificada da seguinte maneira: Hipertensão crônica: A pressão arterial era alta antes da gravidez. Hipertensão gestacional: A hipertensão arterial tornou-se alta pela primeira vez após a 20ª semana de gestação (geralmente após 37 semanas).