Fratura em “galho verde”: o osso é “lascado” ou “trincado”, sendo que um lado dele permanece íntegro. Fratura subperiostal: ocorre sob o periósteo, membrana resistente que envolve o osso.
A luxação acontece quando os ossos que formam uma articulação saem da sua posição natural devido a uma pancada forte, o que pode resultar em muita dor, inchaço e dificuldade para mexer a área afetada.
Uma fratura é um osso quebrado. Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões. Enquanto eles podem ser parecidos, são duas lesões diferentes.
Uma torção no joelho é um exemplo de entorse, definida como uma lesão ligamentar traumática sofrida por uma articulação, devido a um movimento súbito. De acordo com o ortopedista Guilherme Falótico, ela não chega a ocasionar a perda completa da congruência articular.
O que devo fazer: Evitar movimentar a articulação lesionada. Aplicar gelo ou deixar correr água fria sobre a articulação. Consultar o médico posteriormente.
Normalmente uma entorse provoca dor, inchaço e inflamação no local. Entre as entorses mais frequentes, podemos destacar as de tornozelo.
Alguns sintomas podem ser observados após a entorse de tornozelo, como por exemplo:
Na maioria dos casos, os sintomas mais comuns são dor, vermelhidão, rigidez, inchaço e hematoma. Mas dependendo da gravidade da entorse, outros sintomas também podem se manifestar, como a instabilidade da articulação e dificuldade ao realizar atividades prévias à lesão (redução da amplitude de movimento).
Quando a articulação é submetida a um movimento brusco há risco de ocorrer um entorse benigno ou grave. É o que ocorre com os atletas (jogadores de futebol, tênis,etc.) que efetuam movimentos bruscos e violentos com freqüência. A caminhada e/ou um movimento em falso podem também provocar um entorse.
As lesões mais simples demoram até 5 dias para recuperar completamente, mas no caso de lesões mais graves, havendo roxidão, inchaço e dificuldade para caminhar, o tempo de recuperação pode demorar até cerca de 1 mês, sendo necessário fazer reabilitação.
A entorse é um movimento violento, com estiramento ou ruptura de ligamentos de uma articulação. A entorse de tornozelo é uma das lesões musculoesqueléticas frequentemente encontradas na população ativa, que geralmente envolve lesão dos ligamentos laterais.