Na ciência da computação, biblioteca é uma coleção de subprogramas utilizados no desenvolvimento de software. Bibliotecas contém código e dados auxiliares, que provém serviços a programas independentes, o que permite o compartilhamento e a alteração de código e dados de forma modular.
Bibliotecas de funções
#include "Opções do Projeto" -> "Parâmetros"
Em C++, a biblioteca padrão é uma coleção de classes, funções e variáveis escritas na própria linguagem para facilitar o desenvolvimento de aplicações. Também incorpora a biblioteca padrão do C, e todas suas funcionalidades estão declaradas no espaço de nomes std .
A biblioteca padrão do C (também conhecida como libc) é uma biblioteca de rotinas padronizada da linguagem de programação C que contém operações comuns como tratamento de entrada/saída e cadeia de caracteres.
Qualquer arquivo, com qualquer extensão, pode ser incluído num programa fonte através da diretiva #include.
O include serve para incluir um arquivo em seu projeto. Pode ser uma biblioteca ou um outro arquivo de código fonte.
Todo programa escrito em C é iniciado com a inclusão das bibliotecas, feita pelo comando “#include”.
Para pode usar essa biblioteca, temos que dar um include no nosso arquivo principal: ' #include "biblioteca. h" '....Além de explicar, vamos juntos fazer uma biblioteca simples.
Bibliotecas no Arduino. Uma biblioteca é um trecho de software que fornece funcionalidade específica a um programa, como por exemplo a capacidade de escrever em um display de LCD ou de controlar a posição de um servomotor.
Abra o IDE e clique no menu Sketch e, em seguida, Include Library > Manage Libraries . Em seguida, o gerenciador de bibliotecas será aberto e você verá lista de bibliotecas que já estão instaladas ou prontas para instalação.
Disponível na IDE do Arduino existe um Gerenciador de Bibliotecas onde você pode adicionar rapidamente uma biblioteca que está compactada no formato . ZIP ou até mesmo a pasta. Para isso deve-se na IDE abrir o menu: Sketch > Incluir Biblioteca (Include Library) > Adicionar Biblioteca . ZIP (Add .
Clique com o botão direito na porta "Arduino UNO (COMxx)" e selecione "Atualizar Driver...". Depois selecione a opção "Procurar software de driver no computador". Finalmente, navegue até a pasta "drivers" dentro do aplicativo do Arduino, na pasta que foi descompactada anteriormente, e selecione o arquivo "arduino.
Como fazer upload de programas
Programando o NodeMCU ESP12 com a Arduino IDE
Como programar o NodeMCU com IDE Arduino
Arduino IDE
Habilitando Modo de Gravação
Instalando a ESP32 Vá em Ferramentas->Placa->Gerenciador de Placas.. Espere alguns segundos até que o campo de texto esteja habilitado e digite ESP32. O arquivo de instalação da placa aparecerá, clique em INSTALAR, quando a instalação terminar clique em FECHAR.
Para isso clique no ícone do PlatformIO criado à esquerda e então clique em “PIO Home” e depois em “Open”. Na janela Home do PlatoformIO, clique em “New Project”, dê um nome para seu projeto, escolha a placa “Espressif ESP32 Dev Module” e “Framework Arduino”. Clique em “Finish” para finalizar a criação do novo projeto.
O ESP32 é um microcontrolador, assim como o Arduino, mas que possui conectividade bluetooth e WiFi já integradas na placa. Isso facilita muito em projetos IoT, já que eles estarão constantemente trocando informações com a rede. As características da placa são as seguintes: ... Conexão Wifi de 2.