Os tumores odontogênicos, também chamados de mixomas ou neoplasias bucais são lesões derivadas dos remanescentes celulares que se originam durante a formação e erupcionamento (“nascimento”) dentários, não devendo ser confundidos com neoplasias malignas, do tipo câncer.
Primeiros sintomas do câncer de língua
O principal tratamento para os cânceres da parte posterior da língua, palato mole e as amígdalas é a radioterapia, que tem como alvos o tumor e os linfonodos do pescoço. Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada como o principal tratamento. Isto significaria também a remoção dos linfonodos do pescoço.
O aparecimento de feridas na língua, boca e garganta geralmente acontece devido ao uso de alguns tipos de medicamentos, mas também pode ser um sinal de infecção por vírus ou bactérias, e por isso, a melhor forma de descobrir a causa correta é consultando um clínico geral ou gastroenterologista.
Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.
As aftas são úlceras (lesões superficiais de formato arredondado) que costumam aparecer na mucosa da cavidade bucal. Comumente podem causar grande desconforto, por serem dolorosas, mas não ocasionam qualquer outro perigo ao paciente. Em casos especiais podem estar relacionadas a outras doenças sistêmicas.
Durante esses dias, algumas dicas podem ajudar a lidar com o desconforto. É útil, por exemplo, aplicar uma pedra de gelo diretamente sobre a lesão para anestesiar e utilizar um enxaguante bucal sem álcool com regularidade para eliminar os germes, melhorando a cicatrização.
O agente causador é um fungo chamado cândida, que provoca manchas brancas e lesões sobre a língua, parte interna da bochecha e céu da boca. “O sapinho é comum em recém-nascidos, mas também podem ocorrer em adultos.
O ideal é que a limpeza da língua e gengivas seja feita durante o banho, podendo usar uma fralda limpa e úmida para retirar o resto de leite que se acumula dentro da boca do bebê . O bicarbonato pode ser muito abrasivo para a mucosa da criança.